#003: Março 2019 - A Primavera está no ar.

Sendo a primavera uma estação onde uma multitude de cores surge exuberantemente, o normal seria ficarmos indiferentes ao seu ressurgimento ano após ano.

Porém, por razões que para este texto não são o principal foco, cada vez mais nota-se um desvanecimento das cores, uma certa perda da exuberância, e é neste preciso momento que paramos.
Pois existe um fenómeno semelhante que é a sensação de receber livros numa editora, que está entre os seus primeiros e os já mais longos anos de existência.

Levando meses a ser produzido, o impacto do primeiro contacto com o produto acabado, sobretudo numa editora onde todos estão a começar, é no mínimo inebriante.
Um nervosismo palpável apodera-se de todos e imediatamente dá-se a paragem do que se estava ou se tencionava fazer, para ver quem chega primeiro ao pastel de nata acabado de se pôr na mesa.
Não é que exista um risco iminente de esgotar, será talvez mais uma questão do campo da ansiedade que explicará a urgência no movimento, mas o que todos precisam também de perceber é se ficou tudo bem feito.

Da preocupação com a impressão e os acabamentos, o que guardamos em particular, depois da inspeção geral, é a sensação que emana de ter nas mãos este singelo mas poderoso objeto.
Até porque um livro, até ser lido, tem a potencialidade latente de mudar o mundo, embora isto seja possivelmente uma responsabilidade muito grande para tão pequeno objeto.

A iluminar acrescenta-se ainda que o entusiasmo aparenta desvanecer com o passar dos anos e dos livros que nos passam pelas mãos.
Na prática, o que acontece é que ficamos mais conservadores na correria. Mas só até àquele momento em que surge um título que se destaca e ainda nos consegue surpreender.
Aí é ver novamente o desassossego instalado, a correria desenfreada e todos a perguntarem se podem tirar um livro para levar para casa.
E a resposta é sempre a mesma:
- Sim, claro que podem.
Afinal a capacidade de mudar o mundo pode partir de qualquer um.

Publicado em 11 Março 2019

Arquivo

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business