A Companhia do Diabo - Crítica no Leituras do Fiacha

Que grande livro! 
 
É um sério candidato a melhor livro do ano em conjunto com o Terror de Dan Simons, o encerrar da Saga Kushiel da Jacqueline Carey ou o culminar da segunda saga do Regresso do Assassino da Robin Hobb, sabendo que estou a falar de livros bastante diferentes entre si. Sei que começo a ser repetitivo, mas a SDE publica Romances Históricos de grande qualidade, estou farto de o referir e David Liss, é mais um exemplo. Só me pergunto porque é que ainda não tinha lido o escritor pois tenho o livro que antecede este A Grande Conspiração para ler à imenso tempo. Penso mesmo que a Editora devia divulgar um pouco melhor o que publica de Romance Histórico pois muitos até me devem passar ao lado, nem que lhes dedicassem uma página na Revista BANG!.

Embora tenha um extraordinário trabalho de investigação, onde nos é relatado a importância do comércio entre a Inglaterra e a Índia e todos os detalhes políticos e sociais de Inglaterra na época, não é isso por si só que torna o livro muito bom. Penso que a mais valia do livro é mesmo a inteligência do escritor em montar o seu enredo, repleto de humor negro, de intrigas, teias e conspirações, que nos deixam completamente perplexos com o que estamos a ler, apresentando paralelamente personagens bem construídas, inteligentes e que nos cativam de imediato.

É verdade que devia ter começado pelos livros anteriores, mas ainda assim penso que não seja necessário, pois o escritor vai-nos transmitindo detalhes do passado do personagem principal e acabamos por nos enquadrar bem em tudo aquilo que se está a passar. Engraçado que fiquei com a sensação de ser eu mesmo que estava a passar pelas situações em que Benjamim se ia metendo, pois este é o narrador da história e fala com o leitor, acabando por fazer com que tenhamos uma grande empatia com o mesmo. E vamos vivendo cada acontecimento de tal forma, que acabamos constantemente a pensar quem está por trás da trama e quais os seus objetivos. Só posso dizer que tudo está muito bem preparado e acabamos por ter um final verdadeiramente surpreendente, onde tudo acaba por ser finalmente revelado.

Sem dúvida um livro que vale a pena ser lido, com uma escrita muito boa, fluída, repleta de intriga, mistério, traições, situações de nos deixar completamente espantados com o que estamos a ler, com um humor negro a lembrar as aventuras deFlashman de George MacDonald Fraser.
 
Caso para dizer "Um tremendo romance histórico, ponteado com humor fino e contundente."
Publicado em 4 Dezembro 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business