A Espada do Destino - Opinião em O Imaginário dos Livros

 Este é o segundo livro que leio do autor e que, mais uma vez, acabou por ser uma agradável surpresa. Repleto de aventuras, emoção, uma lufada de ar fresco e de leitura extremamente fluída e engraçada. Mais uma vez, dei por mim embrenhada nas aventuras de Geralt, o famoso bruxo que deu origem ao jogo de computador que tem apaixonada tantos fãs pelo mundo. 
 
A organização em aventuras continua a ser a escolhida pelo autor, o que promove uma grande flexibilidade no enredo, bem como a hipótese de conhecer muitas personagens e ambientes distintos, que se vão renovando de história para história. Porém, o facto da organização do livro ser esta, todas as histórias se entrelaçam e levam a um final comum. Ou seja, o que à primeira vista parece ser um conjunto de histórias independentes, acaba por se tornar numa complexa rede de acontecimentos e personagens que vão levar a um momento único e comum a todas as histórias. Isso é uma das mais valias destes livros e revela originalidade e distinção por parte do autor. 
 
Geralt continua excelente. Muito sério, sempre a tentar ser discreto, mas acabando por estar sempre no meio da confusão, Geralt consegue ser uma personagem extraordinariamente complexa e cheia de dilemas. A braços com a dificuldade de encontrar trabalhos devido à falta de monstros, que cada vez parece ser menor e por causa de outros motivos políticos, vê-se com outro problema: a sua amada feiticeira, Yennefer. A procura por ela e pelo seu amor faz com que ele acabe por se tornar cada vez mais introvertido e sorumbático, problemas que se destrói ao ver uma aventura ou problema pela frente. Yennefer continua a ser ela mesma, sempre misteriosa e confusa. Mas é ela que traz uma certa magia e beleza às histórias, bem como aos propósitos do bruxo. Depois, temos Jeskier, o famoso poeta que anda sempre metido em confusões românticas e que aparece sempre para causar sarilhos e meter-se em apuros, o que promove momentos de grande emoção e aventura. Há ainda uma grande quantidade de outras personagens que se cruzam com Geralt e que dão vida às histórias. 
 
Em relação ao enredo, este é muito bom. As histórias são todas diferentes, mas têm todas um fio condutor que as liga à história global deste livro (e a factos que se passaram no livro anterior). Das várias histórias que compõe este volume, todas elas são excelentes, mostrando algo de novo sobre este mundo rico e colorido.

A nível da escrita, esta continua a ser muito engraçada, com expressões bastante cómicas. A forma como a escrita está encadeada, em conjunto com o ritmo intenso da narrativa,promove uma leitura muitíssimo fluente e veloz.

O autor continua a criar ambientes de cortar a respiração, criando cenários extremamente bem definidos e cheios de detalhes simples e práticos, mas também, à sua maneira, únicos, exóticos e majestosos.

Recomendo totalmente, em especial a todos os fãs do género Fantástico. Apostem neste autor, pois têm belas histórias para descobrir, cheia de emoção, romance, magia, aventura e muita loucura. Espero que o próximo esteja para ser editado por cá em breve!

NOTA (0 a 10): 10
Publicado em 9 Novembro 2017

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business