A Guerra dos Tronos vai antecipar na TV o próximo livro da saga

George R. R. Martin não conseguiu concluir a tempo o sexto livro da sua saga fantástica, e a próxima temporada da série televisiva A Guerra dos Tronos irá para o ar antes de sair o volume em que se baseia.
O escritor George R. R. Martin lamentou publicamente não ter conseguido terminar The Winds of Winter, o sexto livro d’As Crónicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire), no prazo que acordara com a produtora televisiva HBO, responsável pela série A Guerra dos Tronos, inspirada naquela saga. O resultado é que a nova temporada da série, que arrancará em Abril de 2016, irá revelar aos espectadores boa parte do enredo de The Winds of Winter antes de o livro estar à venda.
Numa mensagem aos fãs, publicada este sábado no seu blogue, o escritor confessa a sua desilusão por não ter conseguido acabar o livro a tempo. “Vocês estão desapontados e não são os únicos: os meus editores estão desapontados, a HBO está desapontada, os meus agentes literários e editores estrangeiros estão desapontados, mas ninguém está mais desapontado do que eu”.
Depois de falhar um primeiro prazo, Martin comprometeu-se a concluir o livro até ao dia 31 de Dezembro, mas também este adiamento se revelou insuficiente. O autor tem vindo a trabalhar de perto com os argumentistas e produtores da HBO para tentar assegurar que a série reflecte o que escreveu, mas a próxima temporada irá agora arrancar antes de The Winds of Winter chegar às livrarias.
“Há meses que não havia nada que eu mais desejasse do que chegar ao último dia de 2015 e poder dizer que completei e entreguei The Winds of Winter”, escreve o autor no seu blogue, concluindo: “Mas o livro não está pronto, nem é provável que o esteja amanhã ou na semana que vem”.
Martin garante que já escreveu “centenas de páginas”, correspondentes a “dúzias de capítulos”, mas que também há ainda “muito por escrever”, e que o que falta deverá exigir-lhe alguns meses. E lembra que, além do mais, reescreve sempre muito, às vezes “só para polir”, outras vezes fazendo “grandes mudanças estruturais”.
O autor explica que no início de 2015 ficou de ter o livro pronto em Outubro, de modo a poder ser lançado em Março de 2016, ainda antes do início da nova temporada da série, e que esse prazo lhe pareceu, na altura, “muito exequível”. Mas afinal não conseguiu cumpri-lo, e este sábado pediu desculpa aos leitores, sublinhando que só ele é culpado pelo atraso e ilibando os seus editores e a HBO de quaisquer responsabilidades.
Em Portugal, a saga de Martin tem vindo a ser publicada pela editora Saída de Emergência, que optou por dividir cada um dos livros originais em dois volumes, com títulos autónomos, de modo que saíram já dez tomos, sendo os mais recentes A Dança dos Dragões e Os Reinos do Caos, a primeira e segunda partes do quinto volume original, A Dance With Dragons.

Publicado em 4 Janeiro 2016

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business