A Guerra dos Tronos na Baixa-Chiado

Quem entrar na estação de metro da baixa nem imagina o que lá vai encontrar. Não é preciso ser fã da série Game Of Thrones para ficar completamente vidrado com os fatos que lá estão em exposição. São oito ao todo, feitos com vários tecidos e muito cabedal. O TMN Entrada Livre esteve lá e falou com Gorka Villar, o brand manager do canal Syfy em Portugal e Espanha.

“É a primeira vez que a HBO permite usar os trajes da série para exposição única”, conta Gorka. Segundo ele, esta mostra é uma espécie de teste para ver como corre, pois os fatos fazem parte da exposição integral com muitas outras peças da série da Syfy. A grande exposição nunca havia sido dividida, sendo que Portugal foi o primeiro país a ter direito a tal exceção.

As oito peças presentes são de Jon Snow, Cersei Lannister, Robb Stark, Catelyn Stark, Tyrion Lannister, Daenyrs Targaryen, Theon Greyjoy e Joffrey Lannister. No corredor de acesso ao metro várias pessoas olham para os fatos, lêem as legendas e dizem que não podem ser os originais, que têm de ser réplicas. Gorka explica que não é bem assim... “Todos os fatos que aqui estão são originais. Todos eles foram usados pelos respetivos atores, não há qualquer réplica aqui presente.” Percebe-se a desconfiança em quem observa a indumentária. De facto, quem está habituado a ver a série e de repente vê os trajes de perto, não parecem bem os mesmos. Mas mais uma vez Gorka intervém. “Os atores não vestem só isto. Às vezes precisam de ter “reforços” por baixo, dando outra impressão aos fatos”, referindo-se a Jon Snow, cujas cenas são filmadas principalmente na Islândia e o fato que veste não chega para o proteger do frio. Mas reitera que todas as peças são as originais.

Na estação está também presente um trono e um quadro com a árvore genealógica das principais famílias de Game of Thrones. Infelizmente, para os mais aficionados da série, o trono é uma réplica, pois o genuíno está na exposição integral. Mas Gorka Villar tem a explicação para isso: “Com muita pena digo que este é uma réplica. Na série ele parece pesado, certo? É porque é mesmo! O verdadeiro é demasiado pesado e muito complicado para transportar. Talvez no futuro seja possível ver o verdadeiro trono aqui presente...”

Quanto à localização da exposição Gorka revela que no início pensaram em usar o espaço de um museu ou galeria, mas que depois ficaram convencidos que o melhor seria mesmo usar a estação da Baixa-Chiado. “Adorámos a estação! A luz, a arquitetura, é tudo diferente, e todos os dias passa aqui imensa gente. Foi o sítio perfeito para esta mostra”, afirmou. Para terminar, Gorka Villar agradece ao “MEO e à PT Bluestation pelo apoio e colaboração na utilização do espaço para a exposição”, e espera que talvez para o ano consiga trazer a exposição completa a Portugal. Ficamos à espera, Gorka!

Publicado em 18 Abril 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business