A Herdeira das Sombras - Crítica no blogue O Sofá dos Livros

“Herdeira das Sombras” é o segundo volume da trilogia das Joias Negras. O primeiro volume já foi criticado aqui no blog.

Neste volume voltamos a acompanhar as aventuras e desventuras de Jaenelle, Saetan, Lucivar, entre outros. Mergulhamos novamente no Universo dos Sangue, que segundo a autora teria existido 700 anos trás.
No volume anterior havíamos deixado as personagens numa situação bastante complicada e da qual parecia não haver retorno e que Dorothea tinha ganho. Mas, inesperadas reviravoltas parecem impedi-la de poder controlar definitivamente os Sangue.

Depois da leitura do primeiro livro parti para este com expectativas elevadas, e que foram superadas pela mente de Anne Bishop que, novamente, me conseguiu surpreender. Ela não tem “medo” de fazer as suas personagens sofrer, de as levar ao extremo, à loucura. E daqui resulta um livro a tensão da história se estica ao ponto de rotura. Será que no próximo volume assistiremos a isso?

Voltamos a viajar até aos vários locais onde se passa a acção, o realismo destes é tão grande que conseguimos facilmente vislumbrar as ruas, as pessoas, as teias por onde eles se movem e comunicam.
Todas as personagens evoluem de alguma forma relativamente ao primeiro volume, sendo Jaenelle a que mais sofre alterações, já não sendo aquela criança inocente. Mas, que ainda pode ser explorada devido ao seu bom coração.

Gostei particularmente da evolução da personagem Lucivar (como referi na outra critica, queria conhecê-lo melhor), este finalmente tomou um lugar de destaque na história e o merecia.

Tal como no anterior, a autora deixa-nos num ponto da história em que desejamos ler o último volume e ver o final. Será que Dorothea ganhará o jogo de influências, ou será finalmente derrotada?

Publicado em 10 Maio 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business