A Tormenta de Espadas - Crítica no blogue D311nh4

Se ao início achei o enredo parado e demasiado descritivo, Martin tornou a esbofetear-me com as mudanças que faz sem aviso prévio. Quando um capítulo parece não arrancar e enrolar o leitor, ele consegue surpreender.

Novas alianças estão criadas. Umas por interesse, outras por obrigação, outras por amor e outras secretas; outras, tudo ao mesmo tempo. As personagens estão, mais do que nunca, interligadas e com as vidas cruzadas. Lannister's e Stark's, Baratheons e as casas do Sul, e Targaryen que se move lentamente pelas águas profundas a caminho do que é seu por direito.

Daenerys foi o meu maior deleite neste livro. Depois de odiá-la por um momento, devido a uma atitude que reprovei, ela sobe na minha consideração e mostra-se uma mulher de armas, de guerra, uma verdadeira rainha.
Tyrion também é, apesar de submisso ao pai que o repugna, entregue a uma aliança vantajosa para os mantos carmesim. Apesar da sua relutância, esta união irá engrandecer a obra, porque é inevitável não ficar curioso quanto às percurssões desta forçada união entre semelhantes casas.
Jon, por sua vez, destaca-se fora do seu ambiente já tão habitual. A personagem já merecia um certo destaque e finalmente vemos isso a acontecer neste volume.

Por último, tenho de bater palmas ao novo "narrador", Jaime. Adorei ver o mundo pelos olhos da distorcida mente, obcecada pelo incesto prazeroso que o consome, Regicida. Está a tornar-se uma das personagens mais notáveis desta fabulosa saga. As revelações das lembranças dos gémeos enquanto crianças são passagens "barulhentas" para a moralidade humana. Jaime vê o seu passado com prazer e puro amor. "Se eu fosse uma mulher, seria Cersei." - diz ele. Simplemente adorei esta constatação e a reflexão que daí advém, quem poderia o egocêntrico Jaime amar, além de si próprio? A sua faceta feminina, claro!

Torna-se a falar, mesas juntam-se para debates, promover estratégias, mas o confronto está próximo e vai ser sangrento e sobretudo digno de se ver, uma vez que os senhores desconhecem os verdadeiros inimigos que veem do Norte e a surpresa que ruma vinda do Sul com 3 dragões ao colo.

Publicado em 18 Novembro 2011

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business