A Tragédia de Fidel Castro - Crítica no blogue Cita-Livro

 João Cerqueira rescreveu a História, e fê-lo com grande inspiração!
A trama tem como pano de fundo a ambição imperialista de Cuba, de Fidel Castro, e os seus desígnios de conquistar o reino de Dom Afonso Henriques, onde qualquer semelhança com o Portugal contemporâneo não é a mais pura das coincidências. Dado o mote, esta «Tragédia de Fidel Castro» está repleta de incidentes insólitos - imagine-se o cenário em que El Comandante refugiado num mosteiro isolado em solo português, incita à sublevação dos “loucos” sobre os monges e destes sobre o abade.
A narrativa de João Cerqueira deriva constantemente da ligeireza popular para a densidade intelectual, o que confere ao livro uma cadência anti- aborrecimento. Das características de escrita de João Cerqueira destaca-se, ainda, o engenho em criar trocadilhos inteligentes e um registo de descrição bastante gráfico (a intimidade de El Comandante narrada como nunca antes).
«A Tragédia de Fidel Castro» é portanto uma obra não convencional, desaconselhada a suscetíveis político-religiosos, que garante momentos de leitura com boa disposição.

O autor é licenciado e mestre em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e especialista na obra do artista plástico José de Guimarães, é ainda autor das obras Arte e Literatura na Guerra Civil de Espanha, A Culpa é destas Liberdades, Reflexões do Diabo e co-autor da biografia Maria Pia: Rainha e Mulher.

Publicado em 31 Julho 2012

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business