Afonso, o Conquistador - Crítica no Páginas Desfolhadas

Esta é a reedição de um romance de 2007, e surge agora de cara lavada, integrado na coleção "A História de Portugal em Romances". Permitam-me só algumas palavras sobre esta coleção: excelente ideia! Depois de ler "O Tintureiro Francês", só podia esperar pelo mesmo nível de qualidade, e não saio desiludido das páginas de "Afonso , o Conquistador".

Escrever sobre uma época tão longínqua exige uma pesquisa extraordinária. Ainda mais, quando se escreve sobre uma personagem mítica da nossa História e que apenas merece o maior rigor possível. Calculo que Maria Helena Ventura se tenha visto obrigada a vasculhar todos os documentos existentes sobre Afonso Henriques e as pessoas que o foram rodeando. O leitor fica com a sensação que todos os que tocaram a vida do nosso primeiro monarca, e que orientaram as suas decisões, têm o seu lugar nesta grande narrativa. Este é o principal ponto forte do livro, mas também contribui para que a leitura se torne algo críptica por vezes. As personagens são imensas. Existe um glossário no final do livro que nos guia, capítulo a capítulo, por entre os que vão entrando em cena. Mas, à moda de um bom historiador, a autora não usa atalhos (pelo menos, nenhuns que sejam perceptíveis). Daí que o leitor tenha aqui uma excelente oportunidade de aprender, mas também se lhe pede algum esforço e concentração.

Acima de tudo, e apesar de todas as múltiplas e sangrentas batalhas travadas pelos primeiros portugueses, este é um livro sobre a política e as políticas necessárias à fundação de uma nação. A cortina abre-se sobre os jogos de bastidores, os casamentos, a intervenção da Igreja e a gestão das casas nobres de maior tradição.
Sobra espaço para entrarmos na vida de pessoal de Afonso Henriques. Mais que isso, na cabeça e no coração de Afonso. Conhecer-lhe as lealdades, as vezes em que tremeu e aquelas em que terá chorado. 

Um livro à imagem do seu protagonista.
Publicado em 11 Novembro 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business