Ala Feminina - Opinião no blogue The Little Angie

Assim que peguei neste livro soube que iria emocionar-me. Foi uma aventura ler este livro, apesar de não ser muito o meu género consegui adorar a leitura. Adoro a escrita da Vanessa Ribeiro Rodrigues. É deveras sensacional, e fluí perfeitamente. Temos um grande impacto neste livro de diversas mulheres, o livro é todo dedicado a elas. Apesar de ter uma certa noção do que acontecia nas prisões, nunca tinha tido a oportunidade de explorar a ideia mais a fundo. Principalmente, numa prisão de mulheres onde muitas delas foram lá parar por culpa de outros.
 
O livro é constituído por diversas entrevistas a mulheres que viram a sua vida a mudar tragicamente ou por más decisões ou por confiarem nas pessoas erradas. As entrevistas não são muito detalhadas, temos aqui presente o mais essencial. Notámos que as prisões tinham um certo cuidado a não deixar passar demasiada informação, e a autora mostra-nos isso. Deixou-me muito triste ver que muitas destas mulheres com sonhos, com família tiveram este imprevisto na vida que lhes mudou os planos todos. Mulheres que pensaram que tinham o tempo todo do mundo para viver, e a vida trocou-lhes as voltas.
 
Conseguimos sentir aquilo que elas sentem, desde solidão, perda, tristeza, pouca esperança, etc. Vemos o quanto aquele tempo na prisão as mudou, algumas deixaram a felicidade e os sonhos, e tornaram-se pessoas que nem elas próprias reconhecem. Tudo fruto do encarceramento, de falta de contacto com o mundo cá fora. É como se estivessem noutro planeta. Vemos que muitas estão desanimadas com a vida lá dentro, não se preocupam em contar os dias porque parece que o tempo não passa. É realmente outra perspetiva das prisões. Tinha uma vaga ideia, mas com este livro fiquei a perceber muito mais do assunto. Agora vejo este tema com outros olhos.
 
São testemunhos de partir o coração, acompanhamos a história de várias mulheres que perderam aquilo que tinham e agora vivem dentro da prisão. Mulheres que tinham tudo, e ficaram sem nada. Viver presa, sem contacto com família, sentir que o tempo parou, que erramos em tudo e não há mais nenhuma saída. Um livro que realmente vale a pena ler, ninguém vai-se arrepender.
Publicado em 29 Junho 2018

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business