Amália, O Romance da sua Vida - Crítica no blogue Segredo dos Livros

Os livros de Sónia Louro leem-se como romances, mas são muito mais do que isso. É o caso deste.
Tudo o que a autora conta aconteceu na vida de Amália Rodrigues, embora nem sempre como e quando é narrado. A autora construiu um texto muito fluído e com uma estrutura romanesca, que se lê com muito agrado, como se fosse ficção.
E é até certo ponto, mas alicerçada sempre em documentos que comprovam a sua autenticidade, como artigos de jornais e revistas da época, vídeos e áudios de entrevistas de Amália e das pessoas que se cruzaram com ela, testemunhos de familiares e amigos, alguns ainda vivos, com os quais a autora dialogou.
A maioria dos diálogos são ficcionados, mas, quando são feitas citações literais, estas são apresentadas entre aspas, indicando a origem em nota de rodapé. O plano da obra segue uma ordem cronológica, iniciando-se em 1939, no dia em que a jovem Amália entrou no Retiro da Severa para fazer uma “audição” com o diretor do estabelecimento , Jorge Soriano, e termina em 5 de Outubro de 1999, véspera da sua morte. Vemos assim desenhar-se perante os nossos olhos o percurso da vida extraordinária desta que foi uma das maiores embaixadoras do nome e da cultura de Portugal no mundo.
Como se escreve da contracapa, ao ler este livro, descobrimos “uma Amália por quem estamos perdidamente apaixonados ao chegar à última página.” É bem verdade e aconteceu comigo.

Publicado em 24 Outubro 2012

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business