Amália, O Romance da sua Vida - Crítica no ruadebaixo.com

Cantar a angústia com um sorriso triste nos lábios

Quem estiver à procura de uma biografia exaustiva sobre a diva maior do Fado, cheia de factos, datas e outros registos temporais ou enciclopédicos, não o vai encontrar em “Amália – O Romance da Sua Vida”. O livro, da autoria de Sónia Louro, é escrito com a paixão de uma admiradora, contando a vida de Amália Rodrigues como um romance ao som de uma banda sonora tingida de negro.

A viagem começa em 1939, quando Amália entra no Retiro da Severa, na altura a mais afamada casa de Fado e onde actuavam nomes como Alfredo Marceneiro e Hermínia Silva. Será na cave que a sua vida irá mudar, numa performance que faz com que todo o Retiro desça as escadas para ver a cara de uma voz que havia galgado os degraus e provocado um curto-circuito nas almas de quem por lá andava. Pouco tempo depois deixava de trabalhar numa fábrica de rebuçados para abraçar uma carreira de fadista, apesar da resistência inicial dos seus pais que viam no Fado uma vida pouco recomendável.

Apresentado de forma cronológica, o livro conta diversos episódios da vida da fadista que fez do mundo a sua casa: o fim do “Rebordão” como nome artístico, dando lugar ao “Rodrigues”; as tentativas de suicídio inspiradas na sétima arte – e outras -, em que bebia vinagre enquanto parava nas correntes de ar; José Reis, o empresário altruísta, que em três tempos fez de Amália a estrela lusitana mais bem paga; a atracção pelo lado errado do amor; o “casamento talhado no céu” com José Valério, que compunha fados como se lesse a alma de Amália; a paixão por Salazar, que a tornou numa espécie de bibelô do regime; Alberto Janes, o farmacêutico que chega do Alentejo para lhe oferecer o Fado «Foi Deus»; os corações que deixou partidos, desde Charles Aznavour a Pablo Neruda; o convívio com estrelas de então, como Edith Piaff ou Ernest Hemingway; a tentativa frustrada de abandonar a carreira para se (...)

Publicado em 24 Outubro 2012

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business