Bilhete de Identidade de O Pirata do Rei na Terra do Sol



O Pirata do Rei

O Pirata em questão é René Duguay-Trouin, lendário corsário ao serviço do rei Luís XIV, que lhe confiou primeiro um dos seus barcos, o Profond, e depois armadas numerosas. Os corsários são, de certa forma, “piratas legais”, isto é, são autorizados pelo Rei ou pelo Estado a fazer perseguição e pilhagem em navios particulares aos navios mercantes de um país inimigo. O corsário tem na sua posse uma carta de corso que o legitima para tais funções. Muitas caravelas portuguesas e castelhanas foram pilhadas por corsários ingleses e franceses.

Na Terra do Sol

A Terra do Sol é o Brasil, mais precisamente a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que é sequestrada por René Duguay-Trouin. O Sol poderia ser aqui representativo da abundância de ouro em território brasileiro, o que motivou a inveja de outros países, como França, cobiçando a riqueza minéria a que os portugueses tinham acesso.

Posição de Portugal na altura

Estamos em pleno século XVIII, e é o rei D. João V, O Magnânimo, que governa, em pleno clima absolutista. No meio de festas e celebrações generosas, D. João V usou e abusou do ouro no Brasil, ficando célebre por fundar o Convento de Mafra, e ansiando projetar Portugal nos palcos da Europa como uma nação na vanguarda. A Guerra da Sucessão e as Guerras do Oriente não o abalaram, tendo sido um grande edificador (e gastador), fomentou também os estudos históricos em Portugal, ignorando porém a indústria da manufatura. Foi um hábil diplomata em termos de política externa e relações internacionais, e foi no seu reinado que se solidificou a aliança Portugal-Inglaterra. Mal saberia ele que França atacaria a sua mais rica colónia…

Autor

Clóvis Bulcão é professor de História do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e um célebre historiador com presença frequente na televisão e rádio. Procura divulgar os conhecimentos de história a todos, comentando a realidade política e social ocasionalmente. Publicou no Brasil, entre outras obras, Padre António Vieira - Um Esboço Biográfico (Ed. J. Olympio), que teve imenso sucesso junto do público leitor e académico. Este é o seu primeiro romance em Portugal.

Publicado em 26 Novembro 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business