Brandon Sanderson de passagem por Lisboa

O popular autor estadunidense irá estar na FNAC do Centro Comercial Colombo no próximo dia sete de Novembro para um encontro com os seus leitores portugueses, apresentando a saga "Mistborn" pelas 19:00, editada em Portugal pelas Edições Saída de Emergência. O autor, que até à data já vendeu mais de 10 milhões de exemplares a nível mundial, prepara-se para um novo salto na carreira, uma vez que a DMG Entertainment, responsável por sucessos de bilheteira como "Homem de Ferro" e "Looper", anunciou há semanas ter adquirido os direitos para rodar duas longa-metragens inspiradas nas séries "Mistborn" e "Stormlight".

Flávio Gonçalves

A visita a Lisboa faz parte de uma curta digressão que o autor está a efectuar pela Europa desde o dia 22 de Outubro. Partindo de Paris (França), Sanderson já marcou presença em Lucca (Itália) e em Barcelona (Espanha), no dia sete irá encerrar a digressão europeia em Lisboa regressando aos Estados Unidos para uma digressão interna tendo em vista a promoção da nova série, "Arcanum", a qual irá abranger para já as cidades de Provo, Fort Collins, São Francisco, a eterna capital grunge; Seattle, seguindo-se Hoboken e Chicago.

Nascido em Lincoln, Nebraska, em Dezembro de 1975, o autor começou a ler fantasia quando no oitavo ano uma professora lhe ofereceu um exemplar de "Dragonsbane" de Barbara Hambly, não parando mais. Em 1994 já enveredava os primeiros esforços como escritor amador e entrava na Universidade Brigham Young tendo em vista uma licenciatura em Bioquímica, contudo quando decide fazer um interregno como missionário da Igreja dos Santos dos Últimos Dias em Seul, na Coreia, entre 1995 e 1997, conclui que sente muito mais falta da escrita do que das aulas de química, transferindo-se para a licenciatura em Inglês mal regressa à universidade. Hoje, continua nessa mesma universidade mas agora como professor, dando aulas de Escrita Criativa nas vertentes de ficção científica e fantasia. Frequentando as aulas durante o dia, Sanderson começou a trabalhar como recepcionista nocturno num hotel onde lhe era permitido escrever no horário laboral, ao todo escreveu sete romances nessa altura. Simultaneamente, trabalhava como voluntário na revista de ficção especulativa da universidade, "The Leading Edge", chegando a ocupar o cargo de Editor Chefe no seu último ano como estudante.

Em Maio de 2005 publicou o seu primeiro livro pelas edições Tor onde, passados 11 anos, ainda publica as suas várias séries de romances de fantasia, tendo entrado na lista de "best-seller" do New York Times já por seis vezes, sendo que em duas delas ficou à frente de Dan Brown e de John Grisham, respectivamente, encontrando-se já traduzido em vinte línguas. Brandon Sanderson é publicado em Portugal desde 2014 na colecção BANG! da Saída de Emergência, estando já editados os volumes "O Império Final" (2014), "O Poço da Ascensão" (2015), "O Herói das Eras" (2015) e "O Herói das Eras II" (2016). 

A adaptação dos seus livros ao cinema está, surpreendentemente, entregue aos guionistas Patrick Melton e Marcus Dunstan, mais conhecidos pelo seu trabalho em séries de terror como "Saw".

Publicado em 11 Novembro 2016

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business