Britannia - Opinião em O Imaginário dos Livros

 Este é o primeiro livro que leio de Simon Scarrow e depois de o ler fiquei encantada. Vou querer ler todos os livros anteriores, uma vez que este é o décimo quarto de uma belíssima saga. Sei que devia ter começado pelo primeiro, mas li este com imenso gosto e muito agrado. 
 
A história, as personagens, o contexto, as descrições, a ação...tudo é esplêndido. É romance histórico ao mais alto nível, como a Saída de Emergência já nos tem vindo a habituar. 
 
Gostei muito das personagens. Macro e Cato são excelentes personagens. Fortes, complexas, têm todos os adjetivos que deveriam ter para criar um contexto romano perfeito. Sempre imersas em ações e decisões importantes, tudo depende deles. Também as outras personagens são ricas e interessantes, mas Macro e Cato são únicos. 
 
O contexto histórico está excelente. As descrições estão muito bem elaboradas, precisas e sempre decisivas, criando o ambiente ideal e fiel. Todo o contexto histórico e político está muito bem trabalhado. As questões romanas e bretãs estão presentes, as lealdades, os acontecimentos, as questões políticas e sociais da época estão muito bem trabalhadas e apresentadas ao leitor, criando um contexto fiel e único. Sente-se a paixão do autor por esta época em cada página!
 
Toda a intriga está muito bem elaborada. O enredo é complexo, rico e denso. Há muito para nos fazer pensar e muito para nos intrigar. Gostei muito da forma como o autor mexeu na história e nas personagens, criando momentos únicos e muito bem conseguidos. 
 
Quanto à linguagem, está é cuidada, pertinente e fluída, dando ao leitor momentos de grande emoção e de muito prazer. A ação também está excelente, uma vez que a intriga está muito bem elaborada...todos os detalhes foram pensados ao pormenor. A intriga é complexa, inteligente e criativa. O autor é ambicioso e isso é excelente. 
 
Senti a falta da leitura dos volumes anteriores, uma vez que o contexto é riquíssimo, as personagens são complexas e brilhantes. No entanto foi com grande prazer que desbravei este volume. É daqueles livros que não só nos transporta para um ambiente único, interessante e real, como nos ensina algo. O romance histórico, quando é bem escrito, bem elaborada, com pesquisa cuidada e bem contextualizado, torna-se num excelente meio de aprendizagem e conhecimento. Cada vez que leio um bom romance histórico aprendo alguma coisa (ou muita coisa!). Aconteceu isso e fiquei muito satisfeita. 
 
Ler por entretimento e prazer é excelente. Quando se pode acrescentar a aprendizagem, principalmente de temas que me agradam e me fascinam, então é uma experiência única e maravilhosa. Por isso recomendo vivamente a leitura desta saga. Todos os leitores irão gostar! 
 
NOTA (0 a 10): 10
Publicado em 5 Dezembro 2016

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business