Bruxa e Detetive - Crítica no blogue A Magia dos Livros

Dawn Cook nascida no Midwest, EUA, descobriu o gosto pela escrita aos 15 anos. As suas primeiras histórias foram concebidas no género de Ficção científica, contudo rapidamente percebeu que preferia escrever fantasia e centrar-se mais no desenvolvimento de carácter das personagens.

Kim Harrison, pseudónimo adoptado pela escritora, escreveu a sua primeira obra em Abril de 2004 através da HarperTorch, que deu início à saga de fantasia urbana Rachel Morgan. Inicialmente originada como um volume, foi publicado no original em duas obras distintas, em português “Uma bruxa em apuros” e “Bruxa detective”. O primeiro volume tornou-se de tal modo um sucesso, que a escritora passou a dedicar-se exclusivamente à escrita.

Em “Bruxa e Detective”, Rachel continua o seu trabalho como caçadora de prémios e a praticar as mais variadas missões enquanto bruxa. Quando Hollows é ameaçada por um assassino em série, que parece atacar bruxos poderosos, Rachel vê-se envolvida na descoberta deste perigoso assassino, o que poderá colocar a sua vida em jogo.

No anterior volume tinha sentido alguma dificuldade em ligar-me a Rachel. Lembro-me de sentir que não me cativava inteiramente e que havia qualquer coisa na concepção da personagem que nos parecia forçado. Neste volume confesso que esse receio se vê descartado e gostei de acompanhar o seu dia-a-dia.

Neste volume temos momentos de constante acção, em que parece que sempre que Rachel vê solucionado algum problema, rapidamente encontra outro. O que nos prende à obra do princípio ao fim.

Gostei bastante de conhecer melhor várias das personagens. Temos a possibilidade de conhecer melhor o passado de Rachel, sobre a sua infância e os seus pais, o que foi interessante e nos permitiu compreendê-la melhor. Ivy, a vampira que divide a casa com ela, sofre também grandes alterações e transmite-nos grande perigo. Em toda a obra sentimos que ela vai descarrilar a qualquer momento, que irá ceder aos instintos vampíricos, o que também condiciona que estejamos sempre expectantes pelo que irá suceder posteriormente. No final desta obra Ivy deixa-nos curiosa sobre o seu futuro, como irá gerir o que lhe sucedeu, o que me deixa bastante curiosa com a continuação. Continuo a adorar o pixy e respectiva família, penso que é das personagens mais carismáticas da obra. Possui momentos absolutamente deliciosos e cativa-nos com a sua simplicidade.

Relativamente às restantes personagens, temos também a possibilidade de conhecer melhor Nick, que se mostrou bastante misterioso. Toda a ligação com o demónio, que havia confrontado juntamente com Rachel, deixou-nos expectante por saber o que se passará num futuro e transmite-nos alguma necessidade de saber mais sobre o seu passado. Quanto a Trent, nesta obra transmitiu-nos sentimentos algo contraditórios. Em “Uma bruxa em apuros” era claramente das personagens que menos apreciava, por tudo o que fez a Rachel passar, contudo neste volume não sabia bem o que pensar sobre ele. Numa fase inicial não me transmitia qualquer confiança, contudo à medida que a história avança e começamos a pensar sobre os acontecimentos, percebemos que ele poderá ser mais do que mostrou no primeiro volume e que poderá vir a ter uma ligação próxima com a Rachel, até porque poderão ser mais parecidos do que pensam.

Quanto ao demónio, com o qual Rachel e Nick se viram confrontados, foi portador dos momentos mais intensos da obra. É uma personagem que consegue possuir diversas facetas, o que é algo arrepiante, por nos fazer recear por diversas vezes por este casal, mas igualmente cativante. A ligação que possui com ambas as personagens é bastante interessante e poderá vir a ter contornos ainda mais aliciantes, devido ao pacto que ambos fizeram com este demónio.

Numa escrita repleta de acção, suspense e adrenalina, Harrison apresenta-nos um mundo interessante, repleto de magia, que nos prende à narrativa e nos incute necessidade de descobrir mais sobre este mundo e respectivas personagens.

Avaliação: 3.5/5 (Gostei!)

Publicado em 26 Fevereiro 2013

Arquivo

2019

2018

2017

Listas de Recomendações

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business