Compêndio de Segredos Sombrios e factos Arrepiantes - Crítica no blogue Morrighan

Que David Soares era um grande escritor, já eu sabia, mas mesmo assim não deixou de me surpreender com esta sua nova obra. Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes, em parte enciclopédia, em parte ensaio, veio conferir à nossa literatura algo de diferente e original, de carácter bastante fidedigno e capaz de pôr em causa aquilo que julgávamos saber sobre determinados assuntos, para além de nos inundar de factos curiosos sobre os mesmos.

Dividido em quatro temas principais, História, Ciência, Oculto e Bestiário, o autor começa sempre por nos colocar num contexto temporal, fornecendo-nos sempre a informação necessária à compreensão de cada desmistificação.

Alguma vez se questionaram de onde é que surgiu a expressão 'Grito do Ipiranga'? Ou de 'badagaio'? Que história terá dado realmente origem à lenda da maçã envenenada? Estes são apenas alguns dos tópicos abordados pelo autor, sempre bem estruturados e com dados factuais.

Gostei particularmente da parte da Ciência. Dada a minha veia extremamente curiosa no que toca a aspectos científicos, achei alguns factos bastante interessantes principalmente no que toca ao tema 'As Rãs de Lavater' e 'Obediência à Autoridade'. Abordam aspectos e características do ser humano bastante pertinentes, alguns deles, arrisco-me a dizer, perto de serem polémicos.

Em relação ao Oculto e ao Bestiário, confesso que desconhecia muita coisa, em alguns assuntos tinha uma outra ideia sobre eles, mas no fim confesso que o meu reportório de conhecimento aumentou bastante.

David Soares é sem dúvida um dos nossos escritores mais fantásticos e negros que reflecte nesta obra uma visão bastante particular do nosso mundo, também ele cheio de mistérios e sombras desconhecidos.

Publicado em 30 Julho 2012

Arquivo

2019

2018

2017

Listas de Recomendações

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business