Coração Negro - Opinião no Ler Criticar

 
Esta podia ser uma opinião bastante curta. Basta indicar o que está na capa: este livro venceu os prémios Nebula e Locus. Só por aqui qualquer fã de literatura fantástica já deveria estar convencido. Mas vamos lá por partes...
 
Este é um livro inteligente desde o início, não só na forma como capta a nossa atenção, mas principalmente pela estratégia que utiliza para nos ir revelando este mundo, o seu passado, os seus costumes e as suas "leis mágicas". A base está bem sustentada e rapidamente percebemos que é coerente e a preparar-nos para as revelações finais.
 
Pelo meio temos as personagens, bem criadas, de forma consistente e com peso. É interessante vermos as camadas que vão sendo reveladas, mostrando medos, traumas, objetivos, sonhos e sentimentos de cada uma. Apesar de este livro não se focar num romance, mas sim em amizades e sonhos, são as ligações que empurram a narrativa, e apesar de a sensação ser sempre que este é um livro focando no mundo, na magia e na fantasia, as ligações entre as personagens são os catalisadores que aceleram a história.
 
Claro que existem alguns momentos forçados, algumas perguntas sem respostas e outras em que a história perde um pouco o seu ritmo e fulgor, mas são apenas detalhes num livro que tem tanto de mágico como de inteligente. É, claramente, um livro focado num público mais adolescente que se identificará mais facilmente com algumas personagens, principalmente com a principal, mas não é isso que lhe retira a maturidade que está lá, mesmo que por vezes disfarçada nas questões morais que iremos ler.
 
Gostei bastante deste livro. Não é uma obra prima, mas é um livro bem criado, bem estruturado e escrito de forma inteligente. É um livro viciante, que explora a própria condição humana num mundo cheio de fantasia e muito mistério onde cada resposta cria uma nova pergunta. Se gostam de fantasia, este é um livro a ter... basta ver os prémios todos que ganhou.
Publicado em 10 Dezembro 2018

Arquivo

2018

2017

2016

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business