Duna - Crítica no blogue Morrighan

Há já algum tempo que tinha este livro aqui para ler, mas confesso que a grossura do livro me tinha assustado um bocado e quando surgiu o Clube de Leitura Fantástico da Bertrand com este livro como principal, decidi que estava na hora de pegar nele. Fiquei arrependida de não ter pegado mais cedo.

Duna traz-nos um mundo diferente, magnífico à sua maneira e com um conjunto de personagens bastante diversificado, mas de grande qualidade. A transição entre as diversas fases da história causam sempre algum impacto no leitor e o autor não é meigo nem piedoso quando tem que tomar alguma decisão mais crítica em relação a uma personagem que até nos possa ser querida.

Um conceito muito interessante explorado pelo autor, foi o da água como essência da vida. No planeta Arrakis, a água é mais que um elemento sagrado e, para já, a imagem deles de água a cair dos céus é apenas uma miragem. Duna é um país seco, desértico, mas que tem muito mais para dar do que ao início poderíamos desconfiar.

Outro pilar da história que me agradou, foi a formação Bene Gesserit, uma escola de treino mental e físico estabelecida principalmente para estudantes do sexo feminino. A mãe de Paul, o Muad'Dib, Jessica, é uma Bene Gesserit e é graças ao treino que vai dando ao filho que este vai despertando as suas capacidades até se tornar no messias tão esperado pelos fremen.

Quanto à trama em si, está muito poderosa. A luta pelo poder, as traições, as próprias batalhas entre eles, estão muito bem construídas. Apesar de ser considerado um livro de ficção científica, não existem robots ou tecnologias avançadas. As tecnologias são puramente analógicas ou biológicas. O povo Fremen também está muito bem conseguido, representando o fanatismo religioso chegando a venerar os vermes que tanto são temidos pelos restantes ocupantes de Arrakis.

Uma leitura um pouco morosa, mas que valeu completamente a pena e que aconselho sem restrições nenhumas. Gostei muito.

Publicado em 29 Março 2012

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business