Escândalos Privados - Crítica no Blog D´Magia


O livro começa com Deanna que vai ter um encontra com Angela, na estação de televisão, e quando chega ao local é atingida por um objeto na cabeça e acaba por desmaiar. Quando a protagonista acorda, amarrada a uma cadeira do estúdio, depara-se com Angela completamente desfigurada. E neste ponto acontecesse uma analepse, ou seja, a história volta para trás e conta-nos todos os detalhes até chegarmos à situação descrita em cima. Só o início do livro é um mistério em si. Dos cinco livros que já li de Roberts, este foi o único até agora que volta “atrás no tempo”. O leitor fica a saber que a Deanna foi perseguida durante meses por uma identidade desconhecida, recebendo bilhetes com mensagens privadas e um pouco suspeitas. Nessa analepse também é relatado a evolução do romance entre Deanna e Finn e todos os obstáculos que o jovem casal ultrapassa para tentar ser feliz, e como é que a Deanna e Angela, supostas amigas, terminaram por ter uma relação hostil. Interessou-me bastante o facto que temos, ao longo de toda a história, contacto com o perseguidor de Deanna, temos acesso às suas ações, aos seus pensamentos, aos seus vícios e obsessões mas sempre como identidade desconhecida. Admito que não consegui descobrir, de todas as personagens, quem era o tal opressor. E fiquei bastante admirada, porque a maioria dos livros de suspense policial, quando o leitor vai apenas a meio do livro já descobre quem é o vilão, fazendo com que a história perca algum do seu entusiasmo. 

Quanto às personagens continuam a ser bem construídas. Temos Deanna, uma repórter que tem como sonho chegar ao patamar mais alto da televisão, ou seja, ter o seu próprio programa, tal como tem Angela. Esta última é uma personagem, eu diria, manipuladora ou falsa. Não olha a meios para alcançar os seus fins, mesmo que tenha que despedaçar a vida de alguém pelo caminho. É bastante ambiciosa e isso vai-lhe sair bastante caro como é possível reter no início do livro. A personagem masculina principal, Finn, é um repórter, especializado em notícias mais trágicas, tais como guerra, entre outros. É um rapaz bastante atrativo que já teve um caso com Angela, mas decide por um termo à relação quando conhece Deanna, ficando instantaneamente encantado e curioso com a nova jornalista. 

A descrição de todo o cenário é simplesmente fantástica. A forma como ela descreve todos os pormenores de uma forma tão suave e ao mesmo tempo realista não é nada maçante para o leitor. Outro ponto positivo para Nora Roberts é o facto que a escritora, nos seus romances, não se foca apenas no casal em si. Ela engloba todas as personagens como se tivesse a fazer um puzzle, não pode faltar uma única peça. Esta característica da escrita também permite ao leitor que este tenha contacto com várias realidades dentro do livro, visto que a história é relatada por diversos pontos de vistas.  

Temos mais uma história digna de ser lida e relida. Nora Roberts não perde talento, até pelo contrário, melhora-o!
Publicado em 4 Abril 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business