Fumo Azul - Crítica no blogue O Labirinto dos Livros

Não é nenhum segredo que a escritora Nora Roberts é uma das autoras da minha vida. Desde que, por acaso, comprei um livro dela e experimentei, nunca mais larguei os livros dela. Hoje em dia, contam-se pelos dedos das mãos as obras que não li desta senhora.

Os livros desta autora, marcaram uma fase da minha vida e são os responsáveis pela minha bibliofilia, posso com toda a certeza dizer. Curiosamente, este é o primeiro livro dela que falo no meu espacinho literário, embora já tenha mencionado esta autora por aqui. No entanto, finalmente posso dar uma opinião a um livro dela, aqui no meu blogue. Sim, porque Fumo Azul é dos poucos livros da autora que ainda não tinha lido!

E olhem só para esta capa! Quem é que pode resistir? Quero começar por dar os meus parabéns à Editora, que fez um lindíssimo trabalho com a capa desta obra. Apesar de não ter muito que ver com a história que este livro fala, não deixa de ser uma belíssima criação.

Agora falando sobre o livro e sobre as minhas impressões dele.

Este livro conta-nos a história de Catarina Hale, uma menina que aos onze anos assistiu a um fogo posto no restaurante que pertenciam aos seus pais. Desde esse acontecimento que Reena se sente fascinada pelos incêndios e decide nessa tenra idade, tornar-se uma investigadora da Brigada de Incêndios.

Assim, vemos o progresso que Reena faz até ao momento presente em que ela já constituiu uma carreira de sucesso na Brigada de Incêndios de Baltimore, com mais de uma década de experiência. Mas, desde o incêndio que teve lugar no restaurante que é gerido pela sua família, que o fogo acompanha de perto a vida de Reena. E quando vários fogos postos começam a ter lugar demasiado perto das pessoas que ama, é que Catarina percebe que o fogo nunca a deixou de vigiar, ou de assombrar.

Bo Goodnight é um carpinteiro de sucesso, com a sua própria pequena empresa. Bowen vive - quase - em suspenso à espera da sua Rapariga de Sonho. Uma rapariga que ele conheceu numa festa de faculdade, chamada Catarina Hale. Desde essa primeira vez que a viu que não a consegue tirar da cabeça e está convencido de que esta é a mulher da sua vida. É então que Catarina se muda para a casa ao lado da sua. No entanto, as coisas complicam-se quando juntos se vêm a braços com alguém a querer deitar fogo a esta relação que parecia prometer. Estará tudo ligado?

Há algum tempo que não lia nada desta autora. A justificação reside no que disse no primeiro parágrafo. Digo sinceramente, que foi um alívio, ler um livro de Nora mais uma vez. Ao ler este livro senti uma sensação muito especial, como se estivesse a retornar a casa. Posso dizer que com uma bibliografia tão extensiva como a Nora tem, que existem livros que são menos bons e outros que são melhores.

Posso dizer que este se encaixa no meio. Não é dos melhores que já li, pois esses lugares estão já ocupados com duas obras: "A Dama Negra" e "Jogo de Mãos".

Mas esta história foi terna e amorosa, exactamente o que eu procurava nesta altura. Vi a Nora falar sobre um tema que ainda não tinha tido oportunidade de ler: incêndios e fogos postos.

Acho que o fez de uma maneira curiosa, permitindo que o leitor se interesse sobre a temática, mas sem o "martirizar".

Sobre o romance, não me desiludiu. A Nora tem uma fórmula muito específica, com a qual me sinto confortável e foi um prazer voltar a ler algo nestes moldes.
Verdade seja dita que também já há muito tempo que não demorava tão pouco tempo a ler um livro: li-o somente em 48 horas (não seguidas, claro). O que não é bem um recorde absoluto para mim, mas é-o de qualquer forma nos tempos que se têm vivido por esta altura em que existe muitas obrigações.

Para quem conhece a autora e já é familiar com os seus livros, não se irá desiludir com este novo livro.
Para quem não a conhece e quer ler um romance com suspense, tudo muito equilibrado, este é o livro que devem ler.

Quem não gosta de ler um livro sobre comida italiana, mistério e romance? Eu achei uma mistura muito tentadora.

Publicado em 22 Novembro 2011

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Listas de Recomendações

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business