Gandhi vs. Churchill - Crítica no Leituras do Fiacha

Embora tenha lido livros muito bons ao longo do ano, parece que o melhor estava mesmo guardado para o final do ano e mais uma vez a Editora SDE me surpreende com outro Romance Histórico fantástico. Mas este livro é diferente, é escrito por um historiador, que nos impressiona com a qualidade apresentada num trabalho grandioso, vai ao detalhe a todos os níveis em que quando acabamos de ler ficamos com uma visão diferente e mais enriquecida de uma das épocas mais marcantes da história do nosso mundo. Dificilmente ficamos indiferentes quer à qualidade do livro quer ao próprio escritor. 
Como se percebe pela sinopse do livro iremos acompanhar o período do Império Britânico e conhecer duas personagens marcantes da história mundial, ambos defensores da liberdade e do livre arbítrio, mas de dois tipos completamente diferentes. Churchill valorizava a liberdade humana como produto de uma luta e a realização suprema do ser humano, era um homem com dons visionários. Por outro lado Ghandi valorizava a liberdade como realização suprema de Deus. Era obrigação do homem viver segundo esse critério e que sem ele a vida não tinha qualquer sentido. Um defensor da não violência, da paz. 
Por estranho que pareça, o livro acaba por não ter muitos diálogos o que torna a leitura menos fluída não tão viciante, embora tenha lido, a um excelente ritmo, as cerca de 730 páginas que compõem o livro. 
Se já era admirador de Gandhi, pois foram várias as vezes que vi o filme com o seu nome e me tenha emocionado pela sua grandeza, por outro lado Churchill não deixa de ser um homem que me surpreendeu pela positiva, um homem com uma vontade férrea e que teve um papel determinante na luta contra a Alemanha Nazi e os ideais fascistas. 
No fundo estamos na presença de uma investigação fantástica sobre a vida de dois homens extraordinários e que tiveram uma influência enorme nos dias que hoje vivemos. Embora seja um livro grande e caro, facto que deve ser dito, penso que é um livro que vale bem a pena o dinheiro investido e que acaba por ser uma excelente escolha para se oferecer como prenda de Natal, um livro com muita qualidade, que no final ficamos mais enriquecidos culturalmente. Logo mais que recomendado. 
Um dos melhores livros lidos este ano ;)
Publicado em 17 Dezembro 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business