Laurie R. King vence o prémio Grand Master
A MWA (Mystery Writers of America) anunciou os vencedores dos prémios Grand Master, Raven e Ellery Queen 2022.
A autora da Saída de Emergência Laurie R. King (O Sacrifício da Rainha)foi agraciada com o prémio mais importante, o Grand Master.
«A Mystery Writers of America está muito satisfeita em homenagear Laurie R. King como Grand Master da MWA em 2022», disse o presidente da MWA, Alafair Burke. «Por mais de um quarto de século, King entreteve leitores de todo o mundo com os seus títulos, que vão de ficção histórica a thrillers, policiais e dezenas de contribuições em antologias. Laurie R. King tem sido também um grande apoio para muitos leitores e colegas escritores, e uma líder dentro da comunidade literária. Exemplifica a excelência na sua área de trabalho e define o prémio que irá receber. Temos o prazer de a reconhecer e galardoar por todos os seus êxitos.»
O Prémio Grand Master da MWA representa o auge da realização na escrita de mistério e foi criado para reconhecer importantes contribuições para o género, bem como para um volume de trabalho significativo e consistentemente de alta qualidade.
Laurie R. King é a autora de 30 romances bestseller e outras obras, incluindo as histórias de Mary Russell e Sherlock Holmes, que têm início com O Sacrifício da Rainha (considerado «Um dos Melhores Romances de Crime do Século XX» pelo IMBA). Vencedora dos prémios Agatha, Anthony, Edgar, Lambda, Wolfe, Macavity, Creasey Dagger e Romantic Times Career Achievement, tem um doutoramento honorário em Teologia. Os seus livros mais recentes são Castle Shade e How to Write a Mystery (coeditado com Lee Child). É membro da Mystery Writers of America desde 1993 e fez parte da direção NorCal e National.
Ao ser-lhe anunciada a atribuição do prémio, King disse: «Tenho certeza de que não sou a única pessoa que recebeu o anúncio de que foi agraciada com esta extrema honra do mundo misterioso, primeiro com silêncio e depois com: “A sério? Eu??" Quero dizer, qualquer lista que comece com Agatha Christie e fale em deuses como Ross MacDonald e Daphne du Maurier, Ngaio Marsh e John Le Carré, Tony Hillerman e… bem, entende. “Estou honrada” é uma resposta inadequada (têm a certeza de que contaram os votos, certo?).»
Os vencedores anteriores do prémio Grand Masters incluem Charlaine Harris, Jeffery Deaver, Barbara Neely, Martin Cruz Smith, William Link, Peter Lovesey, Walter Mosley, Lois Duncan, James Ellroy, Robert Crais, Ken Follett, Martha Grimes, Sara Paretsky, James Lee Burke, Sue Grafton, Stephen King, Mary Higgins Clark, Lawrence Block, PD James, Ellery Queen, Daphne du Maurier, Alfred Hitchcock, Graham Greene e Agatha Christie, entre outros.