Mentiras no Divã - Crítica no Planetamarcia

Nem sempre a escolha da próxima leitura é fácil ou pacífica. Por vezes vejo-me envolvida num escrutínio extenuante entre a vontade que tenho de ler determinados livros, as opiniões que recolhi, as capas, a cor do papel ou o tamanho da letra. Quando a indecisão se torna insuportável opto pelo pim-pam-pum. Neste caso foi o prefácio.

Isabel Stilwell convenceu-me nas primeiras linhas mas todo o prefácio é absolutamente delicioso. Eu já tinha ficado encantada com “Quando Nietzsche Chorou”, e “Mentiras no Divã” não foi propriamente o único livro que corri a comprar de Irvin D. Yalom. Para que conste, morro de vontade de ler todos, os que comprei e os outros todos pois tenho vindo a descobrir que são imensos.

“Mentiras no divã” é um romance contemporâneo, em oposição ao histórico (ou de época se preferirem) “Quando Nietzsche Chorou”. Completamente diferente e, na minha opinião uns degraus abaixo, ainda assim estas mentiras ou corrupio de divãs fizeram-me considerar o meu tempo muito bem empregue.

Decerto baseado na sua experiência como psicoterapeuta e, espero eu, numa boa dose de ficção, o autor leva-nos numa viagem meio louca à intimidade de alguns dos seus pacientes. Dr. Lash é o terapeuta que se vê a braços com algumas situações insólitas. Defensor da verdade e de uma relação sincera com os seus pacientes, é enrolado num jogo surreal de quem-é-quem e, mesmo sem consciência das armadilhas em que o envolvem, acaba por concluir que essa coisa da verdade não é tão linear como parece.

Uma viagem divertida às fraquezas humanas. Uma história séria contada de forma leve que, ao invés de se tornar superficial, como se poderia prever, leva a uma reflexão pelos meandros da natureza humana. Bem escrito, foca os pontos pretendidos de modo objectivo e linear, não se perdendo em artifícios desnecessários. Um livro que cumpre de forma exemplar o seu objectivo de provocar, esticando a linha que separa o terapeuta do paciente.

Gostei bastante.

Publicado em 20 Novembro 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business