Monstress - Opinião no CuboGeek

Monstress, da Image Comics, é a nova aposta editorial da Saída de Emergência. O primeiro volume, Despertar, reúne os seis primeiros números da série, e já se encontra em pré-venda, podendo ser adquirido fisicamente em livrarias a partir de dia 07 de julho.

Escrito por Marjorie Liu e com desenhos de Sana Takeda, Monstress tornou-se um sucesso junto da crítica e dos leitores de BD. É descrita como fantasia épica, e inspirada na Ásia Oriental.

 

Eis a sinopse da editora:

Maika Meiolobo é uma adolescente que sobreviveu a uma guerra cataclísmica entre humanos e arcânicos, uma raça híbrida que descende dos Anciãos. Escravizada por bruxas inimigas que suspeitam dos seus poderes latentes, Maika começa a desvendar o seu misterioso passado e, durante o processo, descobre que tem uma ligação psíquica com uma poderosa criatura de outro mundo.

Perante a opressão e o terrível perigo, Maika torna-se caçadora e presa, perseguida por aqueles que desejam usá-la, colocando-a no centro de uma guerra devastadora entre forças humanas e sobrenaturais. Enquanto isso, o monstro no seu interior começa a despertar…

Com um ambiente negro e adulto, Monstress é uma junção de fantasia e ficção científica. A concisão e originalidade do universo em que a história decorre é um dos pontos mais elogiados, tal como a boa estruturação e complexidade da narrativa e das personagens. O estilo dos desenhos de Takeda retrata uma clara inspiração nas artes orientais do mangá e do anime, inseridos num ambiente steampunk altamente detalhado.

A série começou a ser publicada em novembro de 2015. No final de maio deste ano, com a saída do número #12, deu-se o final do arco iniciado neste primeiro volume. Apesar da autora ter mencionado estar a trabalhar no próximo arco de histórias, a Image Comics ainda não solicitou mais números da BD. É esperado que a nova saga inicie publicação nos EUA em outubro deste ano.

Dupla de destaque

O facto de a equipa criativa de Monstress ser exclusivamente constituída por dois elementos do sexo feminino e de ambas partilharem ascendência asiática foi algo que agradou ao público. Marjorie Liu, autora da série de romances Hunter Kiss, também já trabalhou para a Marvel, na BD Astonishing X-Men e mais recentemente em Han Solo. Em entrevista, a argumentista revelou que:

Adoro ver personagens de cor na televisão e nas BDs, mas a maioria dessas personagens são escritas por homens brancos. Isto é a necessidade de diversidade estrutural. Quase que me deixa sem palavras, a importância disto, porque vivemos num mundo onde não somos ouvidas, e as nossas histórias não são contadas. Novamente, não estamos a ser vistos. As pessoas não olham para nós (…) As coisas não vão mudar a menos que comecemos a contar histórias, através das nossas vozes. Estamos numa altura em que tem de acontecer. Deve acontecer.

Racismo e escravidão são alguns dos temas tratados na banda desenhada em questão. A protagonista principal, Maika, uma adolescente asiática de 17 anos, desconstrói estereótipos frequentemente associados a personagens femininas na banda desenhada, algo que as autoras desejaram mostrar desde o primeiro número.

Sucesso de Crítica

Comparada a séries de culto, como A Guerra dos Tronos, Final Fantasy ou Sandman, esta BD tornou-se alvo de críticas positivas. Os Eisner Awards (prémio máximo da banda desenhada norte-americana) nomearam a série em 2016 para a categoria de Melhor Escritor e Melhor Série Estreante. Em 2017, Monstress está novamente nomeada, desta vez nas categorias de Melhor Publicação para Adolescentes (idades 13-17), Melhor Artista de Capas e Melhor Artista/Artista Multimédia (arte interior).

Esta já não é a primeira vez que a Saída de Emergência edita banda desenhada norte-americana. A editora conta no seu catálogo com O Cavaleiro de Westeros e a sequela, A Espada Ajuramentada, ambas adaptações de contos de Westeros escritos originalmente por George R. R. Martin; Mais recentemente a SdE publicou Nimona, de Noelle Stevenson (que já estamos a ler e publicaremos a crítica em breve). Ainda não existe data prevista para o lançamento do segundo volume de Monstress em Portugal.

Publicado em 20 Outubro 2017

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business