Monstress - Refúgio - Opinião em As Leituras do Corvo

Maika Meiolobo começa a entender melhor as suas origens, mas isso não faz com que o seu caminho seja menos perigoso. O ente a que está ligada é uma força poderosa, mas a verdade é que existem outros como ele. E a máscara, mesmo fragmentada, possui grande poder. Chegada a Pontus, onde espera encontrar refúgio enquanto decide os seus próximos passos, Maika vê-se forçada a assumir um papel na defesa da cidade - principalmente, quando a sua outra "metade" destrói o escudo que protege Pontus. Entretanto, há outras peças em movimento... e a certeza de que o caminho está ainda bem longe do fim.
Há algo de fascinante na forma como cada novo volume desta série acrescenta novas perguntas para cada resposta dada, adensando cada vez mais o mistério sem nunca perder de vista o delicado equilíbrio entre tensão, intriga e emoção que parece definir todo este mundo. Maika, na sua unicidade, é alvo do interesse de muitos, aliados e inimigos por igual. E cada novo passo que dá é relevante, seja para encerrar uma fase ou para abrir novas possibilidades para o que se seguirá.
É também desta unicidade que vive o impacto da história, pois, num mundo pejado de diferenças, cada personagem tem algo que a torna única. E mais, nenhuma delas é exactamente aquilo que parece. Os inimigos têm planos mais vastos. Os aliados têm a sua própria agenda. E, pelo caminho, quando cada vez mais parece difícil encontrar alguém realmente digo de confiança, surgem os rasgos de emoção (e até de um certo humor) a lembrar que também neste mundo existe algo de bom.
Claro que, falando no mundo, é inevitável falar na arte, que eleva uma história complexa e fascinante ainda a um nível mais notável. Desde os cenários à indumentária das personagens, passando pelas peculiaridades e expressões das personagens e o próprio contraste entre os cenários requintados e coloridos das cortes e das cidades e as sombras que realçam os momentos mais negros, há toda uma magia a acontecer neste livro e um equilíbrio perfeito entre um cenário belíssimo, uma história toda ela também de contrastes e um conjunto de personagens ricas e complexas.
Tudo somado, fica a deliciosa sensação de regressar um mundo que é todo de fascínio e de magia. Complexo mas viciante, com cenários arrebatadores e uma história tão intensa quanto as personagens que a povoam, um livro e uma série que não posso deixar de recomendar. A todos, mesmo.
Publicado em 1 Março 2019

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business