Nunca Seduzas um Escocês - Crítica em Bloco de Devaneios

Sim, admito, ando numa onda de highlanders, especialmente highlanders escritos pela mão da autora Maya Banks. Visto ter adorado o último livro que tinha lido dela, não resisti a pegar de imediato neste quando lhe consegui deitar as mãos.

Eveline é amada por todos do seu clã. Protegida desde muitíssimo nova, essa proteção aumentou quando teve um grave incidente que a deixara meio doida. Ou pelo menos assim pensam todos aqueles que a rodeiam. De um dia para o outro, Eveline parou de falar, não comunicando com ninguém e apenas demonstrando nas suas feições a sua felicidade ou tristeza.

De outro lado temos Graeme. Graeme pertence ao clã inimigo de Eveline, dois clãs que estão constantemente em desacordo e que lutam um contra o outro por injustiças do passado. Tão antigas que ninguém se lembra bem sobre o que estas eram. O rei de todos os clãs, farto de tanta intriga, quer a paz. E a única forma que se lembra para acabar com esta inimizade é casando o chefe de um dos clãs (Graeme) com a filha do chefe de outro (Eveline). Um casamento que ninguém quer. Graeme não o quer porque não conhece a rapariga além de todos lhe dizerem que esta tem um problema mental. Os pais de Eveline não o querem porque temem pelo bem estar da sua querida menina.

A verdade é que Eveline ficou surda após as febres horríveis que a assolaram após o seu acidente. Aprendera a ler nos lábios, mas o facto de não dizer a ninguém a verdade sobre a sua condição leva a que a menosprezem. No dia que era suposto conhecer o seu marido ouve um som vindo dos seus lábios, algo que a intrigara rapidamente, visto não ouvir som algum há imenso tempo...

Gostei imenso deste livro. Para começar adorei a premissa da rapariga surda. Normalmente nestes livros o problema da rapariga é a pobreza, a timidez, ou algo parecido. Neste caso a rapariga é lindíssimo e nada tímida, mas tem um problema diferente e que é preciso ter um coração suave para o compreender sem a penalizar. Essa compreensão acaba por ser dado por Graeme e adorei o casal que eles formavam. Graeme é uma pessoa obstinada e habituada a que o seu clã saiba que ele é que manda. Mas nas mãos da sua nova mulher, acaba por ser alguém que faz tudo o que esta quer, apenas para ver os seus olhos brilhar e o sorriso nos seus lábios.

Esta é uma história sobre aceitação, sendo que é muitíssimo focado a aceitação de Eveline no clã do marido. Uma aceitação nada fácil, em que esta acaba por ser gozada e odiada, quando nada fizera por isso, aliás, tudo o que fizera foi trabalhar no duro para conseguir que todos gostassem dela e soubessem que esta não lhes queria nada de mal.

Adorei a dedicatória final do livro. Sabiam que a personagem de Eveline foi inspirada no marido da autora, que também tem um problema auditivo? E que ao aperceber-se começou a aprender a ler nos lábios? Achei um tributo muito bonito ao marido.

Um livro que adorei e que sem dúvida recomendo.

Publicado em 15 Maio 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business