O Cavaleiro de Westeros [BD] - Crítica no blogue Notas Bedéfilas

Os últimos tempos têm sido férteis em óptimas  propostas de leitura para os bedefilos portugueses. Felizmente. O livro que agora falo enquadra-se nessa categoria. Para aqueles que já se encontram familiarizados com todo o universo medieval fantástico criado por George RR Martin, o conto O Cavaleiro de Westeros do mesmo autor, agora editado em banda desenhada, mostra-se um obrigatório complemento da leitura. É-nos dado a conhecer um pouco mais da história dos Sete Reinos, em particular da Casa Targaryen, num período que antecede em cerca de 100 anos os eventos narrados nas Crónicas do Gelo e do Fogo. A acção decorre durante a dinastia Targaryen, no reinado do rei Daeron II, num torneio medieval, onde Duncan (“Dunk”) um jovem escudeiro, aspirante a tornar-se cavaleiro andante, trava amizade com “Egg” um rapaz fugido da sua família, e vê-se envolvido numa situação de ofensa à Casa Targaryen, num desfecho que inevitavelmente cobra o seu preço.
Como se podia esperar da escrita de George Martin, temos uma narrativa forte, que se desenvolve em redor de valores como a amizade e a honra, rica em personagens interessantes, evoluindo no ritmo certo, ainda que aqui se mostre limitada pela sua condição de episódio.
A adaptação para banda desenhada da responsabilidade de Ben Avery mostra-se exemplar. A arte de Mike Miller é igualmente bastante eficaz, com destaque para a grande dinâmica do desenho nas sequências de acção, que possibilita uma excelente visualização gráfica de todo um universo das justas e cavaleiros tão presentes nos Sete Reinos.
Este Cavaleiro de Westeros, que inaugura assim os contos “Dunk e Egg” em banda desenhada, constitui uma bela surpresa para os leitores das Crónicas pelos pormenores que revela da história dos Sete Reinos e possibilita a novos públicos que ainda não conhecem Westeros uma boa entrada neste mundo. Para 2013 a editora Saída de Emergência prepara a continuação desta série, numa história intitulada A Espada Ajuramentada, apresentada como extra em algumas páginas nesta edição.

Publicado em 19 Setembro 2012

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business