O Dragão de Inverno e Outras Histórias crítica no blogue Bela Lugosi is Dead

A popularidade de A Saga de Gelo e Fogo faz crescer a curiosidade relativamente à restante obra de George R. R. Martin. Por esse motivo, as Edições Saída de Emergência optaram por lançar uma coletânea de contos do autor, trabalhos elaborados antes de o destino das personagens que nos cativaram em A Guerra dos Tronos começarem a ser traçados.

Depois de O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias, heis que chega O Dragão do Inverno & Outras Histórias, com contos de natureza diversa e com introduções.

O conto O Dragão do Inverno é o único desta obra pode ser inserido na fantasia épica. Incorporado num cenário medieval, descreve os primeiros anos de vida de uma estranha jovem, fria como o gelo. Uma narrativa que expressa a beleza da inocência e também a crueldade do homem, repleto de características mágicas que elevam a imaginação.

Esta Torre de Cinzas, E Sete Vezes Nunca Mateis Um Homem, Nightflyers e A Flor de Vidro estão diretamente ligados à ficção científica. Intrigadas vividas num universo distinto e em certas circunstâncias mais evoluído, relembra a eterna luta contra o que é diferente. Alguns destes textos fazem claras alusões a problemas pessoais do autor enquanto outros tentam explorar medos e causar incómodo ao leitor.

O Homem da Casa-da-Carne, Recodando Melody, O Tratamento do Macaco, Variações Falasiosas e Retratos dos Seus Filhos podem estar inseridos, mais diretamente, ao género do terror. Exploram receios inerentes ao ser humano, causam incómodo e, alguns, impressionam com finais inesperados.

Cada conto possui uma introdução própria, elaborada pelo autor. Deste modo, é possível entender o contexto em que este foi escrito e o que ele significou para Martin, dando uma perspetiva mais próxima.

Os fãs de A Saga de Gelo e Fogo não vão encontrar Westeros neste livro, mas sim outras facetas do autor (que acabam por estar presentes na sua obra mais famosa). Este é um livro interessante, com contos que abordam uma diversidade de temas, o que faz com que acabe por existir contos que agradem menos e outros que proporcionem momentos de leitura deliciosos.

Publicado em 13 Novembro 2012

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business