O Inimigo de Deus - Crítica no blogue Páginas Desfolhadas

Confesso-me, desde já, extremamente parcial na minha opinião sobre este livro. Gosto de ir falando do bom e do mau de cada livro, manter-me comedido e equilibrado entre os dois lados. Acho que fiz isso no primeiro volume, agora só me resta descarregar elogios. Faltando ainda o último volume para saber o valor da trilogia completa, já estou imiscuído o suficiente para saber que o restante será o coroar dourado desta série (e de Artur, talvez...).
A Bretanha parece ter acalmado um pouco, finalmente. Nem eu nem os habitantes acreditámos que durasse muito tempo, portanto, não se preocupem que a animação das sangrias habituais está para chegar. E mesmo com bandeiras brancas hasteadas, continua a batalha curiosa entre paganismo e cristianismo. Desculpem-me o sacrilégio, mas dei por mim a torcer pelos pagãos. Afinal, acho que ninguém quer que a magia seja expulsa da ilha!
A história deste volume roda entre esses e outros tópicos: batalhas políticas, casamentos de conveniência (e não imaginam a que extremos estas uniões matrimoniais podem chegar), argumentações religiosas, romance, traições...

Podem perguntar se não terá já sido tudo dito, escrito e filmado sobre Artur, Merlim, Guinevere e Lancelote. Em que é que esta trilogia é diferente? O autor faz um esforço, nas suas notas, de nos explicar porque é que as coisas nunca poderiam ter-se passado assim. Mas é difícil levá-lo a sério, depois de nos ter contado uma história credível, deslumbrante, emocionante... Não, eu acredito no Artur de Cornwell.

Publicado em 17 Janeiro 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Listas de Recomendações

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business