O Mago - A Serva do Império - Crítica em Leituras do Fiacha

Quantos mais livros vou lendo do escritor, mais este vai subindo e tornando-se num dos meus escritores favoritos a nível de literatura fantástica. Se o 3º e 4º volume da saga do Mago (Espinho de Prata e As Trevas de Sethanon) já me tinham arrebatado, agora o entusiasmo duplicou com esta nova saga, mais baseada em jogos políticos, passado nos territórios dos Tsurani (onde a honra está sempre presente e acima de tudo). Mas temos igualmente a presença de personagens de Midkemia (como escravos e vistos como bárbaros, mas que acabam por ter o seu papel neste livro).

Das coisas que mais gosto no escritor é a forma como descreve combates, ao nível de Bernard Cornell e que, sem ser exaustivo, consegue dar-nos a visão do que se está a passar dos dois lados dos campos da batalha, a leitura que cada interveniente faz do decorrer da batalha, e como pode virá-la a seu favor, tudo isto feito de uma forma magnifica, que nos faz suspirar por saber mais do que irá acontecer. A nível de enredo e quem já leu o escritor, conhece a complexidade que este universo tem. Agrada-me imenso a forma como o escritor desenvolveu esta saga, mais numa vertente politica e jogos de poder, a fazer lembrar em certa medida George Martin e todos os enigmas, intrigas, armadilhas que são jogados na Guerra dos Tronos e tal como Martin tem personagens com as quais ficamos encantados mesmo que não sejam demasiado profundas. Mestres de Espionagem (a fazer lembrar Varys por exemplo), muito bem desenvolvidos, conselheiros de estado, responsáveis pelas finanças, comandantes de guerra, tudo personagens que têm um peso enorme no livro em que a sua lealdade é determinante para todos estes jogos políticos e a defesa de cada casa.

Quanto ao desenvolvimento do livro em si, e depois dos acontecimentos do livro anterior, o ódio em relação a Mara aumenta (grande personagem) não só com o aumento do poder da sua casa, mas acima de tudo por ter vingado a morte do seu Pai e do seu Irmão, de uma forma que, o patriarca da casa dos Minwanabi, (muito mais poderosa no circulo da corte dos Tsurani) tivesse de pagar, com a sua vida, a traição realizada aos Acuma. O seu sucessor, seu descendente Desio, na ansia de se vingar da desonra caída sobre a sua casa, joga tudo para aniquilar Mara, tendo recorrido ao seu primo Tasaio, que tinha sido o mentor da morte do pai e irmão de Mara (um personagem excelente, não digo vilão porque nisto cada casa defende os seus interesses), e foi ele novamente que com a sua inteligência, astucia, e capacidade de estratégia, preparou a "cilada" aos Acuma.

Não querendo estar a revelar muitos mais pormenores do enredo até para não efetuar nenhum spoiler, há muitos mais fatores de interesse além destas duas meras casas. Outras casas mais poderosas e com interesses estão sempre à espreita de deslizes, a presença de uma raça (Cho-ja) que vivem no subsolo e reinados por uma Rainha e que são sem duvida uma mais valia para o enredo e com muito ainda por explorar. Temos claro a presença da personagem O Imperador a mais alta patente do império e claro os Mantos Negros, mais conhecidos entre os Tsurani como os Gloriosos que estão acima da lei. Penso que quem já leu os livros anteriores se lembra de um nome Milamber (apareceu pouco, mas bem, muito bem).

Trabalho excelente a nível de revisão e apenas penso que a sinopse do livro é algo reveladora do enredo, em especial com um personagem de nome Kevin.

Uma saga que me está a surpreender pela positiva e que recomendo a todos os admiradores de livros de fantasia (embora exista pouca como referido), mesmo que não tenham lido os livros anteriores.

" Em assembleia - explicou pacientemente Arakasi -, o que não é dito é bem importante: quem não se aproxima da cadeira de um senhor, quem hesita e quem é visto com quem, tudo vale mais do que as palavras" 

A fazer lembrar todos os estudos que Breu passou a Fitz Cavalaria.

Publicado em 23 Setembro 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Listas de Recomendações

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business