O Periférico - Opinião no Ler y Criticar

William Gibson é o famoso autor de Neuromancer, um dos melhores livros de sempre no seu estilo, mas aqui com "O periférico" tem, provavelmente, o seu segundo  livro mais adorado e aclamado pela crítica, vencedor de todo o tipo de prémios para literatura fantástica e ficção científica. O autor que é considerado o pai do Cyberpank tem uma grande variedade de trabalhos e este é, provavelmente, o livro que mais gostei de Gibson.
 
O que é a realidade? Qual o seu valor? A realidade é subjetiva a cada um de nós? Tendo com base estas questão filosóficas, o autor explora a tecnologia, até onde ela irá, o quanto nos irá enganar e moldar a nossa forma de viver e de ver o mundo, não só como sociedade, mas também como realidade.
 
O enredo é forte, misterioso e com um ritmo que vai crescendo sem nunca deixar que o leitor se aborreça, porque o autor vai abrindo aos pouco esta realidade que criou, respondendo a perguntas e criando outras novas que nos empurram para as páginas seguintes. No entanto, apesar de o livro se focar bastante no mundo, nas regras e sua coerência, o autor não perde o foco na história principal e na investigação que leva o leitor a fazer. Estamos sempre a procurar falhas, a tentar testar e questionar se o que estamos a ler é a realidade do livro ou não e aos poucos somos, tal como o personagem principal, alguém que não sabe o que é real ou não.
 
Com uma história coerente e que no fim faz sentido, Gibson teve aqui uma ideia forte, bem explorada, bem concretizada e que apesar da sua complexidade, não é difícil de ler e compreender. Os diálogos são bons, raramente senti que algo estava a ser forçado e a história agarrou bastante porque a parte tecnológica mistura-se muito bem com a parte filosófica. Não é um livro para qualquer leitor, devido às questões que levanta, mesmo que indiretamente, mas se apreciam o género, então provavelmente será um dos melhores livros que irão ler nos próximos tempos. Totalmente recomendado!
Publicado em 31 Julho 2019

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business