O Pirata do Rei na Terra do Sol - Crítica no Ler & Criticar

Acho que foi o título, talvez por ser bastante grande, que me despertou a atenção. A leitura, rápida e empolgante, teve, na minha opinião, como ponto alto o facto de sentir que este é um romance completo que toca em vários temas. Desde traições políticas, passando por crenças religiosas, e com várias questões financeiras pelo meio, o autor apresenta um livro sólido. Para tal muito contribuiu o mais que óbvio conhecimento do autor em relação a esta época. Clóvis Bulcão explora de forma inteligente muito do que agitava esta sociedade, e mesmo sendo o ouro o mais poderoso dos catalisadores, vemos como tráfico e sexo se misturam numa sociedade descontrolada e perigosa devido à corrupção. 
 
Mas, para tornar o enredo mais coeso, o autor também explora temas como a escravatura e o poder que a pólvora oferecia a quem a detinha, poder esse que poderia ser militar ou económico. O resultado final é uma narrativa em que o mundo no qual se desenvolve tem uma importância tão grande quanto o próprio enredo porque senti que este mundo era real.
 
Todavia, na minha opinião, o autor falha na primeira parte do livro por não adensar as suas personagens até meio da narrativa. Ao parecerem algo estereotipadas, não consegui criar a ligação que esperava, relegando as personagens para segundo plano até à segunda metade do livro, altura em que o autor começa a explorar os traumas e os objetivos das personagens principais. Claro que esta falta de profundidade no início não é um erro por si só, mas para mim levou-me a que não me sentisse tão preocupado com as personagens que faziam a história avançar.
 
Na segunda metade do livro, com esse problema resolvido, começamos a perceber para onde a trama nos leva. No meio de traições, escravatura, política, religião, economia e muito mais, o autor demonstra inteligência ao organizar de forma suave os acontecimentos, culminando com algumas surpresas.
 
Acima de tudo, este é um livro que se compreende. O autor consegue dar-os uma visão global de um país que está à beira da sua maior mudança. O futuro é incerto e aqueles que governam, ou que têm o poder, decidem sem preocupações, sem remorsos, pois um fator pesa mais do que tudo o resto... o dinheiro. Este é, apesar de todas as histórias que aqui mistura, um livro sobre a degradação de uma sociedade perante históricas decisões. O enredo, parte sempre importante, deve ser saboreado sem grandes conhecimentos do que está para vir, e como tal não irei alongar-me sobre o mesmo nem sobre personagens. O que vos posso dizer é que este foi um livro que demorou a conquistar-me mas que no fim tenho de aplaudir. É sempre  bom acabarmos uma leitura com a sensação que o autor explorou todas as grandes bases de uma sociedade, e acredito, com o pouco conhecimento que tenho desta época, que o autor o conseguiu. No fim, espaço ainda para fazermos algumas ligações com a nossa atual sociedade, mas caberá a cada leitor fazer tal ligação.
 
Com um ritmo agradável e que acelera em alguns momentos, surpreendendo o leitor, esta é uma leitura interessante, e que apesar de não marcar um género, oferece um olhar muito interessante sobre um acontecimento que provocou uma avalanche de acontecimentos que mudariam a História de algumas nações. Se gostam de romances históricos sobre Portugal e suas colónias, este é um livro a ter em conta. Mais um bom romance sobre a História de Portugal com uma trama que nos surpreende.


Luís Pinto

Publicado em 14 Janeiro 2015

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business