O que é a Culpa? Artigo sobre o livro Últimos Ritos de Hannah Kent



É nas paisagens mais belas que se revelam as histórias mais terríveis. Da Islândia para o mundo literário, Hannah Kent grava na memória das páginas a história de Agnes Magnúsdóttir, a última pessoa a ser condenada à pena de morte em terras islandesas. Sem oportunidade para se defender ou se redimir, Últimos Ritos trata dos últimos dias de uma mulher à qual roubaram a verdade – e com isso, a vida.

O que é a culpa?
No norte da Islândia em 1829, Agnes Magnúsdottir é condendada à morte por ter assassinado brutalmente dois homens. Enquanto se preparam os últimos preparativos judiciais para a sua execução, Agnes é enviada para a quinta do Oficial Distrital Jón Jónsson, onde também residem a sua mulher e as duas filhas. Horrorizados por serem impelidos a receberem uma mulher acusada de homicídio, a família evita Agnes.

Apesar disso, Agnes não se encontra totalmente só. Tóti, o assistente do reverendo, designado para conduzir espiritualmente Agnes nesta sua última travessia, compadece-se dela, tentando resgatar a sua alma.

Enquanto os meses estivais defi nham para o inverno rigoroso e as tarefas da vida rural e doméstica se sucedem tarefas domésticas, obrigando todos a conviverem e coabitarem mais proximamente uns dos outros, a história de traição e sangue que persegue Agnes oferece outra versão… e à medida que se aproximam os seus últimos dias, a pergunta arde na garganta de todos: Agnes é culpada ou não?

Baseado e inspirado numa história real, Últimos Ritos é um romance profundamente comovedor sobre a liberdade pessoal e a veracidade das histórias que trazemos connosco: como somos vistos pelos outros ou como acreditamos que somos? De que maneiras arriscamos tudo por amor?

Numa prosa bela e límpida, Hannah Kent retrata a paisagem islandesa em todo o seu esplendor, revelando o fogo sob o gelo glaciar, em que cada dia é uma batalha pela sobrevivência. E é neste livro que se pergunta: como pode alguém sobreviver e acreditar nas letras do seu próprio nome, quando a sua vida depende das histórias contadas pelos outros?
Publicado em 21 Janeiro 2015

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business