Segredo de Prata - Crítica no blogue Pedacinho Literário

Magia é algo que Tri-Cidades tem em abundância. Desde seres feéricos a lobisomens, nesta pacata cidade americana existe um pouco de tudo. E quando um livro mágico, um objecto aparentemente comum mas que alberga um dos mais cobiçados segredos do mundo das fadas, vai parar às mãos de uma protagonista heróica e destemida, e extremamente problemática, as consequências que daí advêm não podiam ser mais perigosas e... divertidas.

Segredo de Prata trata-se de mais uma espectacular viagem pelos inúmeros sarilhos que atravessam a vida de Mercedes Thompson, uma personagem inteiramente singular e de um charme extraordinário, que cativa o leitor num abrir e piscar de olhos. E numa saga onde já se viu um bocadinho de tudo, seria de esperar uma certa dificuldade, enquanto leitora, em sentir-me motivada e surpreendida com uma nova leitura mas verdade seja dita que Patricia Briggs não só é uma excelente contadora de histórias como, facilmente, se consegue inovar a si mesma, abordando sempre temas, dentro da fantasia do seu mundo, que transbordam emoção e vício. Segredo de Prata não é excepção e, uma vez mais, vem provar o talento que Briggs possui assim como a simplicidade e conforto que esta protagonista de peso e as peculiares personalidades que a acompanham provocam e transmitem ao leitor.

Escolhas foram feitas. Decisões foram tomadas. E, como tal, actos e revelações transformaram a vida, por si só já nada fácil, de uma personagem que, não fosse o seu lado animal ser bastante mais frágil e inferior face a raça dominante do bando do seu namorado, com certeza poderia arrecadar um pouco de estabilidade e sossego para si mesma. Mas Mercy não está acostumada a que as coisas lhe sejam oferecidas em bandejas de prata e, desse modo, está pronta a enfrentar o touro enraivecido que se apresenta na forma de uma rainha das fadas infinitamente cruel e controladora, e na figura desconhecida de alguém que, sem a total compreensão de Mercy, consegue activar algo na sua mente que a leva a prestar atitudes e comportamentos irreflectidos. A par com estes problemas de grande dimensão, define-se uma relação emotivamente explosiva mas que, ainda assim, pode ser tecida em fios de seda e receia-se por um companheiro de casa que, desesperado por uma finitude constante, age com egoísmo e por impulso.

Como já vem sendo hábito, Mercy continua a coiote forte e destemida que luta por aqueles que lhe são importantes, colocando-os, sempre, um passo à frente de si mesma. Uma autêntica mulher de armas, esta protagonista é um espanto de se ler, não só pela intensidade que confere a todas as suas acções e pensamentos, como pelo humor irresistível que pontua os momentos  brilhantes e de alta tensão que lhe atravessam no caminho. Sem dúvida, uma das minhas heroínas favoritas que, surpreendentemente, conseguiu subir uns quantos pontos mais, em muito devido à forma como se adaptou a Adam e como evoluiu enquanto personagem e enquanto membro oficial de um bando de lobisomens. E este último aspecto foi, para mim, um dos pontos fortes da narrativa, uma vez que se vê explorado num sentido diferente do normal, estimulando e incentivando o leitor a descobrir ou a supor quem é que poderá estar a afectar o discernimento de Mercy.

Outro dos pormenores agradáveis recai no comportamento do bando como uma união e como um conjunto singular de indivíduos com personalidades distintas. Adam persiste no seu papel de Alfa mas a verdade é que já não controla as emoções do seu bando e, talvez por isso, alguns planos em prol de uma mudança brusca comecem a ser segredados aqui e ali. O modo como isso irá influenciar o resto do bando, Adam ou Mercy, é a cereja no topo do bolo, pois com a expectativa sempre no limiar das alturas e a curiosidade prestes a rebentar, são estes pequenos gestos que realmente modificam e moldam o leitor em consonância com a acção que está a ler, transformando os dois numa pessoa só.
De igualmente merecido destaque, temos um Samuel desequilibrado e faminto por uma desculpa que o leve a abandonar uma vida que já não o preenche. E aqui Patricia Briggs volta a dar um passo em frente, ao deixar o lado sombrio de Samuel – Sam, o lobo – tomar as rédeas de uma personalidade que, supostamente, deveria de ser pacífica e tranquilizadora. Mas com um animal feroz e imensamente antigo à solta... que perigos extra estarão à espreita?

Finalmente, tenho ainda de referir o próprio livro das fadas e, consequentemente, o objecto inicial que provoca todo o renovado caos que invade o interior – e exterior – da casa de Mercy. Este decididamente interessante e quase irresistível manual de ensinamentos sobre os seres feéricos é uma delicia na medida em que serve não só de mote para o leitor ficar a conhecer um pouco mais da magia que estas criaturas possuem em si – e, desse modo, também as suas diferenças -, como de igual forma exerce uma certa provocação e ansiedade sobre os inúmeros segredos que guarda e a clara importância que tem para aqueles que pretendem ser algo mais que meros servos inferiores. Talvez por isso, a espectacular capa que resguarda uma tão fenomenal história como esta seja tão alusiva ao seu conteúdo e, em concordância, igualmente tão apelativa.

Adoro esta protagonista, adoro este estilo moderno e desenfreado de escrita e adoro os contornos especiais e profundamente exuberantes que Briggs dá às suas histórias. Sempre agradáveis, sempre de entretenimento puro, esta saga urbana é fantástica para todos aqueles que gostam de um bom livro de fantasia recheado de peripécias e sarilhos, e para todos os outros que desejam experimentar algo divertido e diferente, com muitas espécies do sobrenatural à mistura, mas que nunca tiveram a coragem suficiente para o fazer. Aos que já conhecem e, como eu, adoram, Segredos de Prata não irá desiludir. Mais uma provocadora – e libertadora – aposta com o carimbo da Saída de Emergência, perfeito para todos aqueles que procuram fugir à rotina. Recomendo.

Publicado em 8 Maio 2012

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business