O Terceiro Desejo Opinião no Estante de Livros

Num mundo repleto de magia e criaturas perigosas, Geralt de Rívia é o bruxo que vagueia por várias localidades, tentando ganhar a vida ao ser contratado para eliminar monstros de variada espécie que ameaçam as populações locais. O Terceiro Desejo é composto pelo relato de várias dessas aventuras – praticamente como contos isolados -, sendo estas histórias intercaladas por capítulos com um fio condutor, que exploram mais a personagem principal e que tentam dar a todo o livro uma sensação de todo e não apenas um conjunto de partes.

Ao longo das várias histórias, são também explorados o contexto político e social do mundo onde Geralt vive, ainda que isso não seja feito de forma muito desenvolvida, na minha opinião. Tive mais interesse em ler algumas histórias do que outras, para ser sincera, mas de um modo geral gostei do que li. Houve um aspeto que me agradou bastante e que penso dar alguma originalidade às histórias, que foi a inserção de elementos evocativos de contos de fadas bastante conhecidos, com várias nuances interessantes.

Algumas questões sociais também são abordadas, nomeadamente quando a raça dos elfos aparece. O autor reforça algumas das características que normalmente são atribuídas a esta espécie (em Tolkien, por exemplo), que é a de estarem perto da extinção e de sentirem alguma superioridade, em especial em relação à raça humana, servindo isto de pretexto para algumas reflexões relacionadas com o racismo e a extinção de raças. 

No fundo, é um livro interessante dentro do género fantástico e que terá conhecido maior sucesso depois de ter servido de inspiração ao famoso jogo The Witcher. Penso que é refrescante pegar em livros do género fora da anglofonia, por uma questão de diversidade, e apesar de O Terceiro Desejo não ter sido uma leitura muito marcante, divertiu-me e deu para passar bons momentos. O final relativamente aberto deixa a porta aberta para a continuação da série, que tem um total de sete volumes.

Publicado em 16 Fevereiro 2017

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business