O Terror - Crítica Nas Leituras de Fiacha

Um livro brilhante, sendo eu seguidor da Coleção BANG e já com imensos livros lidos da mesma, é com espanto que verifico que, quer este escritor, quer estes livros me passaram ao lado e desde já digo, com toda a certeza, que entram para o meu top 10 de livros preferidos da Coleção. 
 
Foi muito bom, ter os dois livros à disposição, pois li-os de seguida, não tendo de esperar pela publicação do segundo volume. Assim sendo este comentário acaba por ser para ambos os volumes, considerando-os como sendo um único livro (julgo que na versão original é só um único livro que foi dividido em Portugal, podendo estar enganado). 
 
São várias as coisas que me agradaram no livro, bem planeado e acima de tudo acaba por ser um grande Romance Histórico, onde se nota claramente que o escritor fez um trabalho de pesquisa notável. É-nos apresentado um retrato da época, quer a nível das culturas e mentalidades, acabando por ficarmos a conhecer algo mais sobre o quanto são difíceis as explorações ao Ártico. Mas não só, o autor explora a natureza humana perante uma questão de sobrevivência, verificando qual o limite até onde facilmente se perde a racionalidade ? 
 
Outra coisa que me agradou no livro foi ser contado por diferentes pontos de vista, que funcionaram de uma forma bastante positiva e que acabou por ainda dar mais profundidade às mesmas, enriquecendo o enredo. 
 
Acredito que possam considerar os livros um pouco descritivos, mas quanto a mim foi uma mais-valia, pois acabou por ajudar a que, de uma forma solida e segura, as personagens acabassem por ter mais profundidade bem como o relatar da expedição ficasse devidamente fundamentada. Não quer com isto dizer que a leitura do livro se torne lenta e que o enredo não avance, nada disso. Temos muita ação, muitos mistérios que nos deixam ansiosos por ver desvendados, mas tudo feito a seu devido tempo e onde somos surpreendidos com várias surpresas, que confesso que não esperava. 
 
Não deixa de ser um livro cruel, violento, que nos faz sofrer, que nos deixa em constante suspense, basta ler a sinopse do livro para verificar que algo corre mal, que a expedição não está preparada para o que o destino lhes reserva e como se não bastasse algo de maligno se encontra bem perto do local. 
 
Se numa primeira fase é esta "entidade maligna" o centro do enredo, numa fase posterior é a luta pela sobrevivência, a perda da racionalidade e a crueldade no ser humano (a que ponto esta pode chegar), acrescido ainda do choque das diferenças culturais dos personagens, protagonistas do enredo, que acabam por ser o foco de interesse e que é desenvolvida de uma forma como nunca tinha visto antes, confesso. 
 
Gostei do pormenor do escritor não ter problemas de "matar" personagens-chave do enredo, algo que me agrada nos livros (Ai George Martin foste tu que me mudaste esta mentalidade), embora aqui e até por todo o sofrimento que vamos seguindo ao longo do livro, tenha sido mesmo cruel.
 
Por fim temos um final, que não sendo totalmente avassalador é bem preparado, feito de uma forma consistente e inteligente e que confesso me agradou bastante. 
 

Um livro que só posso recomendar e se me permitem uma sugestão não percam a oportunidade de comprar estes livros que podem ser adquiridos via site da Editora através de um Pack “O Terror” e que, com mais um pequeno esforço, compram outro excelente livro “Vodu nas Caraíbas” de Tim Powers, podendo assim obter outro livro de oferta de acordo com as promoções habituais da Editora. Resumindo a sugestão é de : 4 livros por 25 € .

Seguramente pretendo ler mais livros do escritor, agora resta saber qual o seguinte, aceito sugestões.

A Coleção BANG! no seu melhor.

Publicado em 3 Outubro 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business