O Vale do Silêncio - Crítica em Livros a Doi2

O Vale do Silêncio é o terceiro e último livro da Trilogia do Círculo. E, sem dúvida, o melhor. Neste livro, temos a tão aguardada batalha final entre as forças do bem e do mal, entre a luz e a escuridão. E qual vencerá?
 
Em O Vale do Silêncio, Nora conta-nos a história do amor impossível entre o vampiro Cian e Moira, a Rainha de Geall. Mas este livro não é focado apenas neste amor. Fala-nos dos últimos preparativos para a guerra. Os últimos preparativos a nível material, mas também a nível psicológico e emocional. Neste volume, a autora desenvolve os temas principais da trilogia - o amor, a guerra e os valores da humanidade. Sente-se a pressão da batalha e do fim, e do impacto desta pressão nas personagens. É impossível não nos envolvermos nesta luta. Ficámos a conhecer melhor o lado malévolo da história com algumas cenas bastante violentas e horríveis, fazendo-nos "torcer" pelo lado do bom, da luz.
 
Moira e Cian são os dois protagonistas mais interessantes desta trilogia. Moira, cresceu imenso ao longo da narrativa, de menina tímida para a guerreira corajosa e inteligente, torna-se rainha de Geall. Cian, com um sentido de humor sarcástico, cativa-nos pela sua personalidade reservada e sombria, resultado de viver sozinho durante séculos. No entanto, com o seu envolvimento com Moira, Cian mostra-nos o seu lado mais sentimental e vulnerável. Moira e Cian têm personalidades fortes, que fazem o que tem de ser feito, pelo bem e pelos valores da humanidade, mesmo que isso lhes cause sofrimento. Sem esperança de terem uma vida juntos, quer pela sua natureza, quer pela possibilidade de uma morte em batalha, o amor entre estes dois é muito comovente e romântico.
 
Em relação aos restantes personagens do círculo, estes continuam bem presentes ao longo da narrativa, e é bom verificar como as suas histórias pessoais se desenvolvem para além da principal, e como se unem como um só em batalha para conseguirem a vitória sobre Lilith.
 
A batalha final finalmente acontece, e de uma forma directa, sem exageros e sem violência gratuita, a autora guia-nos através das batalhas pessoais entre cada um dos seis do círculo, e os outros personagens, até chegar ao momento final e mais importante.
 
Como nos outros dois livros, a escrita é simples e acessível. A acção desenrola-se a um bom ritmo. O Vale do Silêncio é um livro com as medidas certas, no sentido em que a autora descreve e desenvolve o enredo sem grandes rodeios, com um final previsível, sim, mas também não poderia ser de outra forma. É uma boa história, com bastante intensidade emocional, e com personagens marcantes e envolventes.
 
Este livro deixou-me aquela sensação de perda, de saudade dos personagens e do enredo. E isso é bom, muito bom. Gostei imenso de ler a Trilogia do Círculo, e adorei este livro em particular.

 

 
Nota (escala de 1 a 10): 9
IrishGirl
Publicado em 9 Setembro 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Listas de Recomendações

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business