Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa - Crítica no Leituras do Fiacha

Assisti à apresentação desta antologia no Fórum Fantástico com direito a vários autógrafos e tudo. No entanto, esteve tanto tempo na minha estante à espera para ser lida, que nem me apercebi da maravilha que aqui se encontra. Este livro não é uma pérola é sem duvida uma relíquia e só vem confirmar que ainda tenho muito por descobrir das antigas publicações da Coleção BANG!.

Para mim, o trabalho realizado pelo organizador Luís Filipe Silva, é extraordinário a todos os níveis, sendo que as introduções a cada conto conseguem ainda ser melhor que os próprios contos, tal a criatividade e a forma como o livro nos é apresentado, com imensas ilustrações, diferentes fontes e paginações, no fundo o aspeto gráfico é muito bom, vale bem a compra deste livro.

Relativamente aos contos propriamente ditos, e mesmo não sendo adepto deste tipo de histórias, houve contos que me agradaram muito e que valem bem a pena serem lidos, outros que se leem bem e um ou outro que me agradou menos. Mas isso é normal, de uma forma geral, estão todos a um nível muito bom e fazem com que este seja o melhor livro de contos que li.

Desde Western, Terror, Fantasia, FC, Espionagem são vários os géneros que aqui encontramos, mas há um conto que, a meu ver se destaca dos restantes, ficando a um nível mais alto do que os restantes e que é o conto final do João Barreiros, "Mais do Mesmo", que maravilha a sua escrita, criatividade e ironia. Fiquei rendido ao seu talento, tenho mesmo de remediar e ler mais trabalhos seus.

Talvez mesmo "A Noite do Sexo Fraco" de Ludovico Bombarda (a ironizar o Estado Novo e o seu lápis azul) possa estar ocupar o segundo lugar nas minhas preferências mas como referi não há nenhum conto mediano, estão todos a um nível muito bom, penso que já é tempo de fazer mais uma antologia deste género, trabalho excelente.

Parabéns à Editora pela publicação desta antologia, merece todo o sucesso e acredito que tenha sido feita sem o intuito de fazer lucro, mas que o merecia é um facto.Fantástico!

Publicado em 23 Junho 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business