Os Aventureiros Na Gruta do Tesouro - Opinião em Livros de Vidro

Bom dia leitores, hoje trazemos uma nova opinião.

Apresentamos a série "Os aventureiros" da autora Isabel Ricardo.
Da autora, conhecemos a sua escrita para adultos, de que somos fãs. Embora só tenhamos lido um livro seu, podemos dizer, e já o dissemos, que começámos a gostar de romances históricos com Isabel e o seu "O último conjurado" (opinião AQUI). Tanto assim é que, já temos outro livro seu para ler "A revolução da mulher das pevides".
Mas, quanto a estes aventureiros, temos outras considerações a tecer. Trata-se, desde logo, de um livro e de uma série para crianças/adolescentes. E isso nota-se muito na escrita deste livro.
Embora seja um livro muito fácil de ler e acompanhar, já não é um livro que nos encante. Não por ser mal escrito e pensado, pois não é de todo disso que se trata, mas antes sim por já não nos enquadrarmos na faixa etária a que se dirige.
Tentámos por-nos na pele de um jovem e pensar no que o mesmo acharia ao ler este livro. A conclusão foi de que certamente iria gostar. Tem todos os ingredientes para prender os mais novos. Tem personagens jovens, aventura, suspense, mistério. Enfim, tudo o necessário.
Acresce ainda o facto de, ao longo do livro existirem ilustrações que vão descrevendo o que se passa na narrativa, o que ajuda a imaginação. Mas, somos sinceros, preferimos as ilustrações da capa às do interior.
Como o título já indicia, esta aventura acontece numa gruta, ora, devemos antes dizer, num labirinto de grutas. E este labirinto acaba por ser confuso. Houve um momento ou outro que tivemos de reler para nos situarmos novamente.
Alertamos ainda para algumas "palavras difíceis", o que poderá levar os jovens a não perceber e, esperamos, que os obrigue a ir ao dicionário e a enriquecer o seu vocabulário.
À parte isto, temos uma aventura delineada e que deixa entrever muitas outras que lhe seguirão. O que não é mentira, "Os aventureiros" contam já com, pelo menos, 10 volumes.
Não é a leitura ideal para um adulto, mas será, sem dúvida, uma aventura para os mais novos.

Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 8,9

Total: 8,76
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!

Publicado em 11 Maio 2018

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business