Porque és Minha - Crítica no blogue Tertúlias à Lareira

Este foi, sem dúvida, um livro que me custou a ler e, acima de tudo, a comentar. E ainda não sei muito bem como escrever esta opinião.

Neste livro conhecemos Ian e Francesca, e é impossivel, para quem leu "As Cinquenta Sombras de Grey", não fazer comparações, especialmente em relação à personagem masculina de ambos os livros: rico, misterioso, sombrio, dominador e com um trauma de infancia como possivel causa da sua tendencia sado-masoquista. Já li algumas comparações também com o livro "Rendida", no entanto como não o li não posso fazer afirmações sobre isso. A verdade é que também a personagem feminina tem alguns traços tipicos do que se tem vindo a ler em alguns (vários) livros deste género literário que está tão em voga, tal como Anastasia no livro da autorea E.L.James. Francesca é uma jovem artista, virgem, inocente e pura, que cai nas garras de um dominador, e começa a perceber que gosta realmente de ser submissa, conseguindo sentir prazer mesmo quando a dor é quase impossivel de suportar. Tenho que admitir que me faz realmente confusão o facto de que a personagem feminina é tão pura, tão inocente, mas no primeiro encontro que tem o sexo está na ordem do dia, e não é um sexo qualquer, mas sim uma perpsectiva bondage, ou seja, BDSM. A relação entre os personagens principais corre de forma extenuante e, num àpice, o que vai ao encontro daquilo que referi anteriormente em relação à inocência de Francesca.

O romance erótico/sensual está cada vez mais na moda, pelo que considero que a aposta da SdE neste livro veio realmente na altura certa. A verdade é que, mesmo não sendo o género literário preferencial de variadissimos leitores, a curiosidade acaba por levar a melhor, e não resistimos a trazer um destes livros para casa.
A minha critica vai no sentido em que, sendo eu completamente aficcionada num bom romance, se tiver um ingrediente picante á mistura melhor ainda, não encontrei este elemento nesta leitura. No entanto, e com alguma pena minha, este livro tem muito pouco de romance e de conteudo para além do sexo e das práticas bdsm. Após ler variados livros deste género chego á conclusão que faria algum sentido colocar algumas destas leituras num novo género: a literatura pornográfica (ou meramente erótica sem tomance).

Um dos pontos fortes do livro é, sem qualquer sombra de dúvida, as descrições do encontros entre Francesca e Ian, com uma escrita acessivel e de fácil leitura. Na sua maioria a linguagem é verdadeiramente apropriada, no entanto, alguns termos que seriam, supostamente, eróticos, acabam por retirar algum e qualquer romantismo e erotismo à situação, sendo por vezes uma linguagem bastante banal.

Não é o meu género de livro, sou uma romantica incurável. No entanto para quem queira uma leitura leve, excitante e meramente "fisica", com uma vertente Bondage  extremamente acentuada este é, sem dúvida um bom livro, atrevo-me mesmo a dizer que colocará o "Cinquenta Sombras" a um canto.

Publicado em 12 Março 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business