Sangue Impetuoso - Crítica no blogue D311nh4

Diz-se ser o penúltimo livro da série.
O meu sentimento em relação a esta noticia é, no minimo, contraditório.
Acabei por me afeiçoar às personagens e entrar neste enredo passou a soar bastante familiar e acolhedor.
A protagonista, Sookie, é das únicas personagens femininas que gosto. O seu jeito humilde, corajoso, mas, ao mesmo tempo, humanamente calejada de erros e defeitos.

Neste volume, Eric, o meu vampiro de eleição (apesar de ter amansado imenso ao longo dos livros) vê-se envolvido num caso de policia, quando um corpo de uma jovem, que lhe servira de alimento há momentos, aparece no seu jardim. Contudo, a história não se centra apenas no dilema de Eric se safar das acusações. As fadas encontram um traidor entre si e cada vez mais se percebe o perigo que elas representam no mundo humano. Afinal, estamos a falar de seres que nunca foram humanos, seres que vivem à margem da nossa (suposta) moralidade humana.
Tenho de parabenizar a autora pela criação de duas personagens, que mereceriam um maior destaque pela sua caraterização tão cruelmente interessante. Refiro-me ao demónio e ao elfo. Ambos conseguem despertar no leitor uma tamanha impotência na possibilidade de um real confronto.

Mais uma vez se confirma a capacidade de Harris para desenvolver enredos envoltos em mistério, numa linguagem simples e nada maçuda.

Porém, o sentimento contraditório, a que me referi no início, recai no ciclo vicioso em que a história entrou. Parece que deixou de haver um enredo principal e que tudo se resume ao dia a dia de Sookie, que, mesmo sendo tumultuoso, tem imensos momentos mortos que cortam a fluidez da leitura.

Quero, por fim, agradecer à editora por ter publicado todos os volumes da extensa série. Tem sido uma desilusão, quando as mesmas, por falta de vendas, deixam de investir em algo que iniciaram, divulgaram e nos incentivaram a comprar; o que eu considero uma grande falta de respeito pelo leitor. Sendo assim, agradeço a consideração e mal posso esperar para completar a coleção, com o último volume que penso que sairá ainda este ano.

Publicado em 19 Fevereiro 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business