Sebastian - Crítica em O Sofá dos Livros

Anne Bishop é sem dúvida uma das minhas autoras preferidas dos últimos tempos. Fiquei a conhecê-la graças à trilogia “Joias Negras”. Neste novo Universo de Efémera já tinha lido o “A voz”, mas que nada tem a ver com a história destes volumes.
O que me atrai na escrita desta autora é o seu lado negro e sensual que esta dá à sua obra e este Universo está repleto dele. Com Súcubas e Íncubos que habitam um local que é muito conhecido pelas populações, o Antro da Devassidão, criado por Belladona para que estes tivessem um refúgio onde se pudessem sentir em casa e serem eles próprios e fieis com a sua própria natureza sem terem medo de serem perseguidos.
Efémera é retratada como estando viva e com vontade própria, um ser vivo. As paisagistas protegem e mantêm as pessoas a salvo da sua influência, que poderia transformar tudo no caos. Anne Bishop mostra, neste volume, uma vez mais a sua enorme capacidade para criar locais e histórias. Este Mundo está bem desenvolvido e repleto de pormenores. A sensualidade e a sexualidade não são assuntos tabu para esta autora e ela utiliza-os como parte central e fulcral deste universo, que por um lado é puritano e escondem as suas perversões. Os demónios vivem em Efémera e são ostracizados, sendo mesmo vítimas de violência, alguns são mais susceptíveis e não se conseguem defender muito bem. Tudo seria idílico se não existisse uma tentativa de controlo por parte das paisagistas e dos magos para impedirem que um grande poder floresça, este é Belladona, a quem temem.
A sociedade pode-se considerar matriarcal até certos limites. Já que há uma cooperação entre os dois poderes. Mas uma força negra está-se a mover entre as paisagens, um poder antigo e negro e que ameaça todas as pessoas alimentando-se dos seus medos e a fortalecer-se.
Neste volume começamos a compreender a história, acompanhamos Sebastian, uma das personagens centrais deste mundo, um íncubo que se revela ser algo mais do que vemos inicialmente e que vive sozinho, e por mais que ceda à sua natureza sente um vazio dentro de si. O qual necessita de preencher e que apenas o é em sonhos quando uma jovem mulher o visita. Será que ambos vão conseguir se encontrar e triunfar quando tudo parece perdido e uma guerra se vislumbra no horizonte, a derradeira batalha entre o bem e o mal…
Publicado em 26 Dezembro 2013

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business