Sedução de Seda - Crítica em Os Livros Nossos

Sedução de Seda, de Loretta Chase é um romance histórico, ou de época, que dá início a uma nova série denominada The Dressmakers (as modistas, numa tradução livre), onde somos apresentados às três irmãs Noiret - Marcelline, Sophia e Leonie - que são as orgulhosas proprietárias do atelier de costura Maison Noiret, e têm a ambição de conquistar as clientes da alta sociedade Londrina em 1835, contribuindo para a elevação dos padrões de elegância das senhoras mais distintas do ton.

Gervaise Angier, o 7º Duque de Clevedon encontra-se a passar um período de três anos na bela cidade de Paris, com o intuito de se procurar a si mesmo, e também para usufruir de liberdade, escusando-se temporariamente do jugo do seu tutor  - o rígido Marquês de Warford - pai do seu melhor amigo - Lorde Longmore e da noiva que lhe está prometida desde muito jovem, Lady Clara Fairfax.
A pretexto de conquistar a futura Duquesa de Clevedon como uma cliente chave da maison Noiret, Marcelline viaja para Paris, arquitectando um plano para conhecer o noivo de Lady Clara, uma jovem bonita, mas cujos trajes deixam muito a desejar, em termos de estilo e de bom gosto.

Mas os caminhos de Marcelline e de Clevedon irão continuar a cruzar-se, mesmo após a travessia algo atribulada do canal da Mancha, quando ambos regressam a Londres.
Marcelline Noiret é astuta, ambiciosa, ousada, e senhora do seu nariz, e acredita ser imune às emoções, coloca a carreira como modista acima de tudo, como forma de obter o sustento da sua família, que inclui as suas duas irmãs e Lucie Cordelia a sua pequena filha. Noiret esconde-se atrás de uma armadura de frieza, a qual não é mais do que um mecanismo de defesa que, em termos psicológicos, lhe permite gerir a forma como a sociedade bastante hipócrita do século XIX olha para os comerciantes e artistas, como membros de uma classe inferior.

Em nome do sucesso e da sobrevivência, Marcelline aceita ser tratada de forma caprichosa pelas senhoras que aceitam ser suas clientes.
Clevedon é um homem teimoso,  impetuoso, inteligente e que gosta de desafiar as normas instituídas, mas que, com marcada ambivalência, sente o dever moral de cumprir normas impostas socialmente, pretendendo honrar os seus compromissos para com Lady Clara, a qual vê mais como uma sincera amiga de infância, quase como irmã, do que como futura noiva.
Muitas peripécias, perigos e decisões esperam os nossos protagonistas, mantendo a narrativa um ritmo bastante rápido e envolvente, e levando a uma leitura bastante fácil e apelativa.
Todas as personagens vão evoluindo ao nível psicológico, com especial destaque para os protagonistas e para Lady Clara, que irá amadurecer e conquistar a sua própria identidade e afirmação enquanto jovem mulher com opinião e vontade próprias.

Com toques de humor, e com uma inegável química sexual entre Marcelline e Clevedon, é um romance que também tem uma particularidade muito interessante, o facto de conter, no início de cada capítulo, uma citação sobre moda do século XIX.

Aliás, a própria trama vai contendo diversas referências a estilos, tecidos, peças de vestuário, assim como descrições bastante ricas e apelativas das criações de Marcelline, sem esquecer a competição e a intriga próprias dos bastidores da moda, em peripécias que farão render as leitoras mais sensíveis à moda.
Com esta leitura, na qual depositei elevadas expectativas que se mostram totalmente satisfeitas, senti-me transportada no tempo, às grandes maisons de couture do século XIX, em Londres, e fechando os olhos, podemos imaginar-nos a envergar um dos belos vestidos de Marcelline.

Suspense, sedução, astúcia, teimosia e uma deliciosa história que recorda a importância da moda na demonstração das atitudes femininas. Uma heroína intrépida e um herói que ousa, também ele, desafiar convenções da alta sociedade britânica do século XIX. um dos melhores livros que li este ano, dentro do respectivo género de romance de época com toque sensual !

Publicado em 3 Setembro 2015

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business