Tigana - A Lâmina na Alma - Crítica no Livros e Marcadores

Este foi um livro que ganhou direito a lugar de destaque na minha biblioteca pessoal, a forma elaborada como é narrado, a complexidade do enredo desarmou-me.
 
Guy Gavriel Kay construiu um cenário ("setting") capaz, sólido e admirável. A sociedade em si, as prioridades e necessidades de identidade um povo, as rivalidades, a vingança, a lealdade e a paixão são elementos que transformam e encorpam brilhantemente a história.
Ao criar uma realidade onde as causas são o objectivo e motivação de vida dos personagens, o autor faz com que o leitor atribua ao enredo uma atenção e uma proximidade notáveis.
 
O enredo é complexo (no bom sentido), criativo, livre de falsos moralismos, cruel e sensual. 
 
Gostei da preocupação que se teve em incluir um certo mistério em cada uma das personagens, e a forma como o mesmo se foi revelando, proporcionando assim uma maior profundidade e entrega à personagem em causa.
 
Tenho que dizer que houve uma personagem que, para mim, sobressaiu, pela qual fiquei fã, Dianora. Gostei a forma como a sua perspicaz inteligência, espírito de sacrifício e sentido de sobrevivência vestiram esta personagem. O conflito interno com que se debate, os seus objectivos, os seus desejos e  as suas dúvidas são tão palpáveis que construíram uma personagem grandiosa por quem me apaixonei nas primeiras referências. As reflexões de Dianora sobre a realidade que a envolve, a forma como compreende e apreende todo o contexto envolvente é credível e faz desta, uma personagem coesa e verosímil.
 
É interessante ver as opções do narrador, a forma como constrói e apresenta cada uma das suas personagens ao leitor, como se de um holofote se trata-se, percorre-as individualmente e revela-nos o seu passado ("backstory").
 
A escrita acompanha a qualidade que a história nos apresenta.
 
Fica a faltar uma coisa ... o próximo livro. :)
Espero que esteja para breve. Parabéns pela aposta Saída de Emergência.
Publicado em 8 Janeiro 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business