Tigana A Voz da Vingança - Crítica no blogue Livros a Doi2

Há livros que nos conquistam de início, há outros que nos vão mantendo na expectativa para terminarem com estrondo. Tigana é um desses livros.

Peguei neste livro um mês após ter terminado a primeira metade. Relembro que na edição portuguesa o livro Tigana está dividido em dois volumes. Aconselho vivamente a quem começar a leitura da obra, que leia os dois volumes de seguida para não perderem qualquer pormenor.

Se no primeiro volume demorei algum tempo a me ambientar à obra, neste a leitura foi bem mais rápida, especialmente nas últimas cem páginas em que a história evolui em catadupa.

Tal como mencionei na critica à primeira metade, esta obra tem toda a sua força nas personagens, estas não são planas de maneira nenhuma, estão carregadas de sentimento e é isso que nos prende e a tornam marcante, até inesquecível.

Há passagens fortíssimas, a batalha dos Caminhantes Noturnos, o Mergulho, a faísca que despoleta a guerra e a própria batalha final são todos momentos que nos mantêm agarrados ao livro, e demonstram todo o brilhantismo do autor.

Com os heróis temos um pouco de tudo, desde o príncipe atormentado, ao jovem entusiasta mas inexperiente, ao misterioso e solitário guerreiro, a jovem em redenção familiar, o feiticeiro forçado, entre muitos outros, todos competentes e interessantes. Não encontrei nenhum personagem que fosse deslocado ou me criasse algum anticorpo.

Dos maus da fita, Alberico não deixa dúvidas, é o verdadeiro tirano e é odiável da primeira à última página. Mas Brandin é diferente, tão diferente que evolui de uma forma surpreendente ao longo da obra e por vez questionei-me se ele seria realmente um vilão, ou se seriamos levados a considerá-lo apenas pelo ponto de vista em que a história nos é contada. O final do livro brinda-nos com uma revelação incrivelmente surpreendente e que sela definitivamente o papel de Brandin na trama.

Quanto à fantasia em si, sempre gostei que fosse moderada, quase plausível, sem introduções forçadas. E é o caso nesta obra, toda a fantasia inserida enquadra-se e não deixa um travo amargo na boca de irrealismo.

Em suma, foi uma obra que me deu alguma luta no início, mas que me foi interessando página a página e que me conquistou fortemente no final.

Nota (escala 1 a 10): 7,5
Publicado em 29 Abril 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business