Tigana A Voz da Vingança - Crítica no Leituras do Fiacha

Nada como repetir o que comentei no primeiro volume:
Quanto mais livros leio deste autor, mais se confirma o porquê de estar no topo dos meus favoritos e mesmo que não o conhecesse, bastava-me ler este livro para ver que está acima da média de muito do que se publica actualmente no nosso país. 
Uma das coisas que mais gosto na obra de Guy Gavriel Kay é que os seus livros se baseiam em factos históricos, fruto de um resultado de muita investigação feita pelo autor, como por exemplo aconteceu no livroOs Leões de Al Rassan (ainda o meu preferido), onde a base do enredo se centra na ocupação Árabe na Península Ibérica.
Neste livro o universo é passado numa espécie de Veneza Renascentista, onde é acrescentado Politica, Religião e Magia. Temos ainda de um lado Vilões e do outro, claro, os nossos heróis, tudo isto parece cliché, mas o escritor tem muito mais para oferecer.
Outras das coisas que mais gosto no escritor são as personagens, quer as principais que são bem construídas, marcantes e complexas (quem não se recorda ainda de Rodrigo e Ammar) quer as secundárias que são bem aprofundadas e cativantes. A utilização de elementos fantásticos é bem feita, funcionando como uma mais valia.
Não querendo estar a revelar muito mais do que a sinopse já revela, a história é-nos apresentada pelos olhos de um jovem bardo, Davin D'Asoli, que ao presenciar um acontecimento, este muda a sua vida por completo. É das personagens mais cativantes do livro e que nos dá a conhecer o ponto de vista dos nossos amigos revolucionários. Por outro lado, vamos conhecendo o nosso vilão através de Dianora uma personagem que foi, em jovem, capturada pelos mercenários do Rei Brandim tornando-se sua amante, é igualmente uma grande personagem, cheia de segredos e que mostra que as mulheres terão um papel bastante relevante neste universo.
Depois de no primeiro livro, o ritmo não ter sido elevado, o que considero normal, uma vez que o universo foi-nos apresentado, dando-nos a conhecer as personagens que são devidamente aprofundadas, neste, já temos mais ação e mesmo com um fim previsível, acabou por ser um final bem conseguido, provando o escritor, mais uma vez, que basta apenas um livro para se escrever uma boa história.
Não sendo um livro de todo extraordinário, nesse aspecto acho os Leões de Al-Rassan muito mais livro pois praticamente não tem elementos fantásticos, ainda assim é um livro muito bom que recomendo sem reservas. Nada justificao ter sido dividido, mesmo que isso possa ser do interesse da editora, em nada ajuda quem lê, perdemos o fio à meada quando partimos para a leitura deste volume, demoramos a enquadrar bem certas personagens que são secundárias mas importantes. O livro não apresenta assim tantas páginas e por isso acredito que não esteja a vender muito bem, pois as pessoas acabam por esperar por um futuro pack, algo já habitual!
Para quem goste de um bom livro de fantasia, é sem duvida um livro de leitura obrigatória
Publicado em 28 Abril 2014

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business