Últimos Ritos - Crítica em Leituras do Fiacha



Um livro excelente que resulta, não só, de uma brilhante pesquisa, mas também de um trabalho fantástico a nível das personagens. Com uma escrita cativante do princípio ao fim, este livro arrebata-nos até mesmo no final. Parabéns à editora pela aposta neste livro. 

Quanto ao enredo propriamente dito está tudo referido na sinopse, não posso dizer muito mais sobre o que o livro tem para oferecer, sem que com isso faça spoilers, daí que seja muito difícil comentá-lo. 

Toda a história gira em torno da personagem Agnes, nos seus últimos dias de vida e da família que a acolhe enquanto aguarda a sentença de morte. Uma personagem interessante e bem construída, um verdadeiro enigma, que conheceremos penetrando através da sua mente entendendo a sua perspetiva, os seus medos e a sua maneira de pensar e agir. Basicamente é uma personagem pela qual criamos desde logo empatia. Claro está que ao longo do livro, será vista como uma assassina, uma bruxa, mas será mesmo assim? Mas Agnes não será a única personagem atraente, longe disso há personagens secundárias muito interessantes e bem desenvolvidas.

 Funcionando bem como Romance Histórico, pois a forma como é descrita a sociedade em que a ação decorre está muito bem conseguida, é igualmente um bom Policial, pois muito gira em torno de um crime que vai sendo desvendado à medida que o livro avança. Acaba por ser um romance muito interessante e que está escrito de uma forma muito simples, fluída e que nos mostra uma sociedade injusta, como o ser humano e a sua justiça podem ser cruéis julgando uma pessoa sem sequer a ouvir.

Muito bem escrito, cruel mas igualmente comovente, um livro que nos relata um determinado período de forma muito bem conseguida, descrevendo quer as suas paisagens, quer o reflexo de uma sociedade, a forma como pensavam e viviam, mas sempre mantendo o leitor preso à narrativa e claro repleto personagens interessantes. 

Se querem conhecer um pouco melhor esse pais misterioso que é a Islândia, com as suas paisagens inóspitas, conhecer um pouco melhor a última pessoa que foi condenada à morte nesse pais, têm aqui um livro excelente que me deixou completamente satisfeito. Só o posso recomendar e esperar que tenha sucesso entre nós pois é muito bom, mais que recomendado.

Publicado em 25 Fevereiro 2015

Arquivo

2023

2022

2021

2019

2018

2017

Visite-nos em:

Revista Bang Instagram Nora Roberts facebook youtube
Amplitude Net - e-Business